Mundo

Merkel é reeleita líder de seu partido com 96,7% dos votos

Esta foi a oitava vez em que Merkel se submetia ao voto dos delegados da CDU para ocupar a chefia do partido, que preside desde 2000


	Angela Merkel: resultado é considerado como mais uma prova do nulo desgaste sofrido por Merkel após 14 anos à frente desse partido
 (Axel Schmidt/Reuters)

Angela Merkel: resultado é considerado como mais uma prova do nulo desgaste sofrido por Merkel após 14 anos à frente desse partido (Axel Schmidt/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2014 às 12h03.

Colônia - A chanceler alemã, Angela Merkel, foi reeleita nesta terça-feira como presidente do partido União Democrata-Cristã (CDU) com 96,7% dos votos, no congresso federal que essa legenda realiza em Colônia.

Esta foi a oitava vez em que Merkel se submetia ao voto dos delegados da CDU para ocupar a chefia do partido, que preside desde 2000.

A porcentagem ficou um pouco abaixo do que foi seu melhor resultado histórico, obtido no congresso de Hannover de 2012, de 97,9%.

No entanto, o resultado é considerado como mais uma prova do nulo desgaste sofrido por Merkel após 14 anos à frente desse partido, em um congresso realizado um ano após conseguir sua reeleição para a terceira legislatura como chanceler.

Em seu discurso prévio à votação, Merkel ressaltou a solidez econômica da Alemanha e destacou a boa posição que o país ocupa no contexto internacional e sua capacidade para superar a crise melhor que outros.

Temos menos de três milhões de desempregados, temos o desemprego juvenil mais baixo da zona do euro", disse Merkel, para quem a contenção orçamentária foi a receita do êxito da Alemanha e deve ser também a chave de sua prosperidade futura.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEuropaPaíses ricosPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado