Mundo

Merkel afirma que Macron é a esperança de franceses e europeus

Merkel lembrou que os dois países "têm desenvolvido ao longo de décadas uma sólida amizade"

Angela Merkel: "Emmanuel Macron liderou uma campanha pró-europeia corajosa, defende a abertura para o mundo e é fortemente a favor da economia social de mercado" (Fabrizio Bensch/Reuters)

Angela Merkel: "Emmanuel Macron liderou uma campanha pró-europeia corajosa, defende a abertura para o mundo e é fortemente a favor da economia social de mercado" (Fabrizio Bensch/Reuters)

A

AFP

Publicado em 8 de maio de 2017 às 10h36.

A chanceler alemã, Angela Merkel, estimou nesta segunda-feira que o novo presidente francês Emmanuel Macron é a esperança "de milhões de franceses e de muitas pessoas na Alemanha e na Europa".

"Emmanuel Macron liderou uma campanha pró-europeia corajosa, defende a abertura para o mundo e é fortemente a favor da economia social de mercado", declarou em uma coletiva de imprensa em Berlim, onde comemorou sua "vitória magnífica".

"Desejo a ele, assim como aos franceses, todo o sucesso que se possa imaginar", acrescentou.

Aproveitando que a França comemora nesta segunda-feira a vitória sobre a Alemanha nazista em 8 de maio de 1945, Merkel lembrou que os dois países "têm desenvolvido ao longo de décadas uma sólida amizade", que tornou-se "a pedra angular da política alemã".

"Sabemos que a Alemanha e a França estão ligadas por um destino comum", continuou a chanceler, que telefonou ao novo presidente francês no domingo à noite, depois de sua vitória contra a candidata da extrema-direita Marine Le Pen.

"Nós coordenamos as nossas abordagens e avançamos tanto quanto possível, com um passo comum para o bem de nossos dois países, mas também para o bem da Europa e é exatamente o espírito que espero" no trabalho com Macron, acrescentou.

No domingo à noite, Merkel saudou o compromisso de Macron "durante a campanha eleitoral em favor de uma União Europeia unida e aberta ao mundo", segundo seu porta-voz, Steffen Seibert.

Também indicou que, para a chanceler, o voto francês constituiu um "apoio claro para a Europa."

Acompanhe tudo sobre:FrançaAlemanhaAngela MerkelEmmanuel Macron

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo