EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 28 de maio de 2010 às 17h44.
Buenos Aires - O Mercosul apoiará a reeleição do colombiano Luis Alberto Moreno à frente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), caso ele finalmente decida se apresentar como candidato.
Embora Moreno ainda não tenha informado se irá participar da eleição para um segundo mandato em julho, o bloco integrado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai quer continuar trabalhando com o colombiano "em uma agenda de fortalecimento" do "importante" papel que, na opinião do bloco, o banco desempenha.
"O BID é um instrumento financeiro importante de promoção do desenvolvimento na região", indicou um comunicado da Chancelaria da Argentina na qualidade de presidente temporária do Mercosul.
O Brasil anunciou há poucos dias em Madri, durante a Cúpula União Europeia-América Latina e Caribe, que apoiará Moreno caso ele se apresente para outros cinco anos à frente do banco, que dirige desde julho de 2005.
Além dos integrantes do Mercosul, vários países como a Colômbia e o Haiti se pronunciaram recentemente sobre a gestão positiva de Moreno durante e lhe garantiram seu voto