Mundo

Mercenários sul-africanos protegem filho de Kadafi

O grupo também teria ajudado a esposa de Kadafi, Safiya, sua filha Aisha e dois filhos, Hannibal e Mohamed, a fugir do país

Saif al-Islam, considerado o possível sucessor de Kadafi, fugiu de Trípoli com o pai e o irmão Muatassim
 (Imed Lamloum/AFP)

Saif al-Islam, considerado o possível sucessor de Kadafi, fugiu de Trípoli com o pai e o irmão Muatassim (Imed Lamloum/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2011 às 08h14.

Johannesburgo - Um grupo de mercenários sul-africanos está na Líbia e tenta retirar do país Saif al-Islam, filho de Muammar Kadafi, informa o jornal sul-africano Beeld.

Outro jornal sul-africano, o Rapport, em africâner, informou no domingo que 19 mercenários da África do Sul foram contratados por uma ou várias empresas do país vinculadas a Kadafi para participar na proteção do coronel e de seus familiares.

Saif al-Islam, considerado o possível sucessor de Kadhafi durante os últimos anos do regime que chegou ao fim na semana passada, fugiu de Trípoli com o pai e o irmão Muatasim durante a batalha pela capital líbia em agosto e se refugiou em Sirte.

Muatasim morreu ao lado do pai na quinta-feira da semana passada, mas Saif al-Islam escapou das tropas do Conselho Nacional de Transição (CNT).

Segundo uma fonte tuaregue, o filho de Kadhafi teria viajado na terça-feira para a fronteira com Níger em busca de refúgio.

O Beeld informa que aviões estão posicionados em Johannesburgo e em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, para buscar os mercenários - e eventualmente Saif al-Islam - quando possível.

No fim de agosto, informações da imprensa destacaram que um grupo de sul-africanos havia escoltado de Trípoli a Niamei um comboio com ouro, moedas estrangeiras e diamantes de Kadhfi.

Os mercenários também teriam ajudado a esposa de Kadafi, Safiya, sua filha Aisha e dois filhos, Hannibal e Mohamed, a fugir do país.

O ministério sul-africano das Relações Exteriores não comentou as informações.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulLíbiaMuammar KadafiPolíticos

Mais de Mundo

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala