Mundo

Mercado de carros elétricos vai crescer 19,5% até 2017

Estudo elaborado pela consultoria americana Pike Research aponta que, em seis anos, venda acumulada de veículos elétricos no mundo deve chegar a 5,2 milhões de unidades

Apesar da boa perspectiva de crescimento, veículos elétricos e híbridos representarão apenas 3% do mercado total em 2017 (Getty Images)

Apesar da boa perspectiva de crescimento, veículos elétricos e híbridos representarão apenas 3% do mercado total em 2017 (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 24 de agosto de 2011 às 11h59.

São Paulo – A cada ano, novos modelos de veículos elétricos aparecem no mercado, enquanto se intensifica a corrida entre fabricantes automotivos por máquinas mais “limpas” (veja os últimos lançamentos). E o futuro promete. Segundo um estudo da consultoria Pike Research, o mercado mundial de veículos elétricos leves vai crescer 19,5% nos próximos seis anos, registrando venda acumulada de 5,2 milhões em 2017.

Em 2011, de acordo com o relatório, devem ser comercializados 114 mil unidades entre elétricos, híbridos e modelos plug-in - que você pode carregar na tomada e percorrer pequenas distâncias sem nem ligar o motor a combustão.

A região Ásia-Pacífico, com seu enorme potencial de crescimento, é um dos principais mercados para a alavancagem do setor no médio e curto prazo. No entanto, são os Estados Unidos que devem liderar a demanda e produção no ano que vem. Pelo menos 40 modelos de carros elétricos estarão disponíveis por lá, contra apenas 14 em países como Japão e China.

Aumento dos custos com combustível fóssil, incentivos governamentais e regulações mais severas quanto às emissões das frotas são fatores apontados pelo estudo como responsáveis pela crescente procura por veículos elétricos. O governo chinês, por exemplo, mantém uma programa de incentivo, em cinco cidades pilotos, que disponibiliza 60 mil yuanes (cerca de 15 mil reais) para compra de veículos exclusivamente elétricos e 50 mil yuanes (12,5 mil reais) para plug-in híbridos.

Mas, apesar das perspectivas promissoras para as vendas, o estudo ressalva que as taxas de penetração dos carros verdes permanecerá relativamente baixa no contexto total da indústria automotiva, representando aproximadamente 3% do total das vendas de veículos leves em 2017.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosIndústriaIndústrias em geralSustentabilidadeTecnologias limpasVeículos

Mais de Mundo

Palestinos formam corredor humano ao voltar para o norte da Faixa de Gaza

Moody’s eleva nota da Argentina após medidas econômicas de Milei

Trump e Musk discordam sobre primeiro-ministro britânico

Governo Donald Trump inicia prisões de imigrantes em Chicago