Mundo

Mensagem de Natal de Elizabeth II será transmitida em 3D

O discurso da rainha será transmitida à nação às 13h (horário de Brasília) do dia 25 de dezembro


	Rainha Elizabeth II: o tradicional discurso vem tomando formas diferentes ao longo do tempo
 (Chris Ison / AFP)

Rainha Elizabeth II: o tradicional discurso vem tomando formas diferentes ao longo do tempo (Chris Ison / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2012 às 11h59.

Londres - De acordo com os tempos e aproveitando a última tecnologia, a mensagem de Natal da rainha Elizabeth II da Inglaterra será transmitida este ano pela primeira vez em três dimensões e em alta definição, segundo anunciou nesta quinta-feira o palácio de Buckingham.

Como é tradicional, o discurso da rainha, gravado em uma de suas residências - normalmente Buckingham -, será transmitida à nação às 13h (horário de Brasília) do dia do Natal, como vem sendo feito desde sua instauração há 80 anos.

A ideia de os reis emitirem um discurso de Natal foi do artífice da rede pública britânica "BBC", John Reith, que a propôs ao avô de Elizabeth II, Jorge V, que pronunciou o primeiro discurso à nação por rádio em 1932.

Visto que o discurso era transmitido por ondas curtas a todo o império britânico, a hora escolhida foi a local três da tarde, para chegar ao número máximo de países.

A tradição do discurso se aprofundou com a explosão em 1939 da Segunda Guerra Mundial, quando o pai da rainha, Jorge VI, animou a nação em mensagem popularizada pela recente filme "O Discurso do Rei".

Com a morte em 1952 do monarca, Elizabeth II lhe sucedeu no trono e na tradição do discurso, que pronunciou a cada ano menos em 1969, quando a "BBC" tinha preparado para esse dia um documentário sobre a família real.

Desde 1957 - quando começou ao vivo -, o discurso real é transmitido pela televisão e em 2007 foi disponibilizado pela primeira vez no YouTube, no canal da realeza britânica.

Este ano torna a fazer história e a refletir a passagem do tempo com a primeira transmissão em 3D, que estará ao alcance daqueles que tenham acesso à última tecnologia. 

Acompanhe tudo sobre:3DCelebridadesFamília real britânicaNatal

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'