Mundo

Menino ucraniano de 11 anos chega sozinho à Eslováquia

Uma sacola plástica, passaporte e um número de telefone escrito na mão eram tudo que o garoto tinha ao atravessar a fronteira

Crianças olham pela janela de um vagão enquanto um trem se prepara para partir de uma estação em Lviv, no oeste da Ucrânia, para a cidade de Uzhhorod, perto da fronteira com a Eslováquia (AFP/AFP)

Crianças olham pela janela de um vagão enquanto um trem se prepara para partir de uma estação em Lviv, no oeste da Ucrânia, para a cidade de Uzhhorod, perto da fronteira com a Eslováquia (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 6 de março de 2022 às 20h41.

Um menino ucraniano de 11 anos atravessou sozinho a fronteira com a Eslováquia, carregando uma sacola de plástico, seu passaporte e um número de telefone escrito em sua mão, informou neste domingo (6) a polícia eslovaca.

"Chegou sozinho vindo de Zaporizhzhia porque seus pais tiveram que permanecer na Ucrânia", declarou à AFP a porta-voz da polícia, Denisa Bardyova. Uma equipe de voluntários acolheu o menino, que chegou no sábado, e lhe forneceram alimentos e bebidas.

O exército russo ocupa desde a sexta-feira a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, onde - segundo as autoridades ucranianas - disparos de artilharia provocaram um incêndio. O governo russo, por outro lado, nega ter sido responsável pelo fogo.

A mãe do menino o colocou em um trem rumo à Eslováquia porque precisava ficar em sua casa para cuidar de sua mãe, que tem necessidades especiais.

"Agradeço muito por terem salvado a vida do meu filho", declarou neste domingo a mulher, Yulia Pisetskaya, em um vídeo publicado no Facebook. "Em seu pequeno país há pessoas com grande coração", acrescentou.

A polícia eslovaca escreveu no Facebook que o menino "ganhou o coração de todos com seu sorriso, sua coragem e determinação, um trabalho digno de um verdadeiro herói".

Os voluntários locais conseguiram fazer contato com alguns familiares do menino na Eslováquia, que vieram buscá-lo e o levaram à capital Bratislava.

Leia mais

Acompanhe tudo sobre:EslováquiaGuerrasRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'