Mundo

Menina síria que tuitava sobre a vida em Aleppo é evacuada

Desde setembro, Bana Al Abed tuitava junto à sua mãe sobre a vida sob as bombas no leste de Aleppo

Bana al Abed: a menina foi evacuada nesta manhã de Aleppo junto a sua família (Twitter/Reprodução)

Bana al Abed: a menina foi evacuada nesta manhã de Aleppo junto a sua família (Twitter/Reprodução)

A

AFP

Publicado em 19 de dezembro de 2016 às 08h35.

A menina síria Bana al Abed, conhecida por seus tuítes sobre o inferno diário de Aleppo, foi evacuada junto a sua família durante o cessar-fogo decretado na cidade síria, indicaram várias ONGs nesta segunda-feira.

Bana, de sete anos, "foi evacuada nesta manhã de Aleppo junto a sua família", indicou no Twitter a ONG islâmica turca IHH, e publicou uma foto que mostra a menina, com um gorro, junto a um de seus funcionários.

"Formava parte do primeiro grupo que foi evacuado nesta manhã e agora se encontra na região de Rashidin", uma zona campestre de Aleppo, disse à AFP um porta-voz do IHH.

Ahmad Tarakji, chefe da ONG médica síria American Medical Society (SAMS), também anunciou no Twitter, com uma foto, a evacuação da menina e sua chegada "com muitas outras crianças" ao campo de Aleppo.

Desde setembro, Bana Al Abed (@AlabedBana) tuitava junto a sua mãe sobre a vida sob as bombas no leste de Aleppo, cercado pelo regime sírio. Sua conta é seguida por mais de 323.000 pessoas.

Em um de seus últimos tuítes, no domingo, havia implorado ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e ao seu ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, que garantissem que o cessar-fogo apadrinhado por Turquia e Rússia funcionasse para que os habitantes dos bairros rebeldes fossem evacuados. "Estamos tão cansados", escreveu.

Cavusoglu respondeu no Twitter, afirmando que "as dificuldades em terra não nos dissuadirão".

"Deve estar certa de que fazemos todo o necessário para te tirar dali, você e milhares de outros, para um lugar seguro".

Acompanhe tudo sobre:CriançasGuerrasONGsSíriaTwitter

Mais de Mundo

Portugal diz ter controlado todos os incêndios que se espalharam pelo país esta semana

Após pagers, Israel faz bombardeio e mata comandante do Hezbollah em Beirute

Dez anos após desaparecimento de 43 estudantes no México, caso segue sem conclusão

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah