Mundo

Memorial do 11/9 em Nova York homenageia vítimas de Paris

Franceses residentes, turistas e americanos se reuniram ao redor da "árvore sobrevivente" e entoaram o hino nacional francês


	Vítimas do terrorismo: o tributo foi dedicado aos 129 mortos nos ataques de Paris, às centenas de feridos e aos serviços de emergência
 (Andrew Kelly / Reuters)

Vítimas do terrorismo: o tributo foi dedicado aos 129 mortos nos ataques de Paris, às centenas de feridos e aos serviços de emergência (Andrew Kelly / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2015 às 08h56.

Levando bandeiras francesas e flores, centenas de pessoas se reuniram nesta segunda-feira no Memorial dos atentados do 11 de Setembro, em Nova York, onde fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas dos ataques em Paris.

Franceses residentes, turistas e americanos se reuniram ao redor da "árvore sobrevivente", que foi resgatada dos escombros do World Trade Center e replantada como símbolo de sobrevivência. No local, entoaram o hino nacional francês.

Segundo os responsáveis pelo Memorial Nacional 11 de Setembro, o tributo foi dedicado aos 129 mortos nos ataques de Paris, às centenas de feridos e aos serviços de emergência, que mostraram uma "coragem incrível".

"O Memorial Nacional e o Museu do 11 de Setembro se solidarizam totalmente com a França, assim como o povo francês se uniu e apoiou à nossa cidade e ao nosso país, quando mais precisávamos", disse o presidente do Memorial, Joe Daniels.

Ao homenagear os mortos e os feridos, o ex-embaixador americano na França, Craig Stapleton, também destacou a capacidade de recuperação.

"Esse lugar foi testemunha de um sofrimento incrível, mas, ao estar aqui, mostramos que é possível vencer a angústia", declarou.

O cônsul-geral francês, Bertrand Lortholary, também participou da cerimônia, que se seguiu a outras vigílias realizadas no fim de semana.

Acompanhe tudo sobre:11-de-SetembroAtaques terroristasAtentados em ParisMetrópoles globaisNova YorkTerrorismo

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"