Mundo

Membros do Greenpeace escalam fachada da Sagrada Família

Membros do Greenpeace escalaram a fachada da Igreja Sagrada Família, um dos cartões postais de Barcelona

Ativistas do Greenpeace na fachada da Igreja Sagrada Família, em Barcelona: ecologistas pedem a libertação do grupo de ativistas detidos na Rússia (Getty Images)

Ativistas do Greenpeace na fachada da Igreja Sagrada Família, em Barcelona: ecologistas pedem a libertação do grupo de ativistas detidos na Rússia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 10h00.

Madri - Membros do Greenpeace escalaram na manhã desta sexta-feira (6) a fachada da Igreja Sagrada Família, um dos cartões postais de Barcelona, para pedir a libertação do grupo de ativistas detidos na Rússia. Os ecologistas colocaram uma faixa no monumento com a inscrição "Liberdade" em espanhol, inglês e catalão (idioma local).

Embaixo da faixa, havia a foto dos 28 ativistas presos, além de um cinegrafista e de um jornalista. A escolha da Igreja Sagrada Família -- obra do arquiteto Antoni Gaudí - como palco para o protesto foi estratégica, segundo porta-vozes da ONG. O objetivo era chamar o máximo de atenção para a reivindicação. No último dia 28, um militante do Greenpeace se pendurou no segundo andar da Torre Eiffel, em Paris, também para pedir a libertação dos ativistas. O grupo de ativistas foi preso em setembro, na Rússia, durante um protesto contra a exploração de petróleo no Mar Ártico.

O governo russo os acusa de pirataria. Entre os detidos, está a brasileira Ana Paula Maciel. 

Acompanhe tudo sobre:AmbientalistasÁsiaEuropaGreenpeaceRússia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia