Mundo

Membros da Al Qaeda morrem em confrontos no oeste do Iraque

Pelo menos 75 supostos membros da organização Estado Islâmico do Iraque e Síria, ligada à rede terrorista Al Qaeda morreram nesta sexta-feira


	Iraquianos armados: segundo as fontes, 59 jihadistas morreram em Ramadi, capital da província, a maioria destes no centro da cidade
 (AFP / Azhar Shallal)

Iraquianos armados: segundo as fontes, 59 jihadistas morreram em Ramadi, capital da província, a maioria destes no centro da cidade (AFP / Azhar Shallal)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2014 às 14h20.

Bagdá -  Pelo menos 75 supostos membros da organização Estado Islâmico do Iraque e Síria, ligada à rede terrorista Al Qaeda, morreram nesta sexta-feira em confrontos com a polícia e milicianos tribais sunitas na província de Al-Anbar, no oeste do Iraque, informaram à Agência Efe fontes policiais.

Segundo as fontes, 59 jihadistas morreram em Ramadi, capital da província, a maioria destes no centro da cidade, e outros 16 na cidade de Al Khalidiya, a leste de Ramadi. Entre os mortos está um dos chefes locais do Estado Islâmico, Abu Abderrahman al-Baghdadi.

Membros do Estado Islâmico do Iraque e o Sham tomaram nesta quarta-feira o controle de parte das cidades iraquianas de Faluja e Ramabi, segundo informaram à Efe fontes do Ministério do Interior. O exército e a polícia conseguiram retomar, no entanto, o controle de Jalidiya e Al Siyar, ao norte de Faluja, revelaram as mesmas fontes.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, decidiu enviar dois dias atrás reforços militares para a província de Al-Anbar, onde milicianos tribais e forças de segurança se enfrentaram nesta semana.

Recentemente, milhares de iraquianos sunitas iniciaram protestos maciços em várias cidades do país, para pedir a libertação dos detidos sem acusação e a anulação de lei antiterrorista. 

*Atualizada às 15h20 do dia 03/01/2014

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoIraqueMortesIslamismoAl Qaeda

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC