Mundo

Medvedev visita ilhas Kuril em disputa com o Japão

Moscou e Tóquio disputam quatro ilhas do arquipélago Kuril do Sul, chamada de Territórios do Norte pelo Japão e anexadas pelos soviéticos ao fim da Segunda Guerra Mundial

O primeiro-ministro ruso, Dmitri Medvedev: Medvedev provocou a revolta do Japão ao ser o primeiro chefe de Estado russo a visitar o arquipélago (©AFP/Pool/Arquivo / Mikhail Klimentyev)

O primeiro-ministro ruso, Dmitri Medvedev: Medvedev provocou a revolta do Japão ao ser o primeiro chefe de Estado russo a visitar o arquipélago (©AFP/Pool/Arquivo / Mikhail Klimentyev)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2012 às 09h50.

Moscou - O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, desembarcou nesta terça-feira nas ilhas Kuril, reclamadas pelo Japão desde que foram anexadas por Moscou ao fim da Segunda Guerra Mundial, informaram as agências russas.

O avião com Medvedev pousou na ilha de Kunashir, uma das quatro ilhas chamadas Kuril do Sul e Territórios do Norte pelo Japão.

"Penso que é uma parte muito importante de nosso programa", afirmou Medvedev a respeito da visita às ilhas em disputa. O premier está em um giro de vários dias pelas regiões do extremo oriente russo.

"Estas ilhas são uma parte importante da região de Sakhali e simplesmente uma parte importante do território russo", completou, antes de explicar que pretendia observar o avanço dos trabalhos realizados no local e conversar com os moradores.

Horas antes do desembarque de Medvedev, um soldado russo matou duas pessoas e cometeu suicídio na ilha Kunashir, informou o comitê de investigação militar.

O soldado Egor Bessalov abriu fogo contra funcionários da sucursal do Banco Central. Duas pessoas morreram e uma mulher ficou gravemente ferida.

Moscou e Tóquio disputam quatro ilhas do arquipélago Kuril do Sul, chamada de Territórios do Norte pelo Japão e anexadas pelos soviéticos ao fim da Segunda Guerra Mundial. A disputa territorial impede há 65 anos a assinatura de um tratado de paz entre os dois países.

Em novembro de 2010, quando ainda era presidente russo, cargo que transmitiu a Vladimir Putin este ano, Medvedev provocou a revolta do Japão ao ser o primeiro chefe de Estado russo a visitar o arquipélago.

O então primeiro-ministro japonês Naoto Kan chamou a visita de "ultraje imperdoável" e exigiu a restituição das ilhas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaJapãoPaíses ricosPolíticosRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado