Mundo

Medvedev se reúne com oposição para discutir reformas

Numa tentativa de acalmar as multidões, Putin e Medvedev propuseram algumas reformas para permitir mais competição política

Medvedev e oposição discutem reforma política (Kevork Djansezian/Getty Images)

Medvedev e oposição discutem reforma política (Kevork Djansezian/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2012 às 18h18.

Moscou - O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, realizou hoje um encontro sem precedentes com lideres de oposição do país, que receberam a promessa de participar com mais facilidade das próximas eleições presidenciais. Entretanto, Medvedev não atendeu às principais demandas de manifestantes, segundo os líderes de oposição. Uma onda de protestos começou no país em dezembro, após a descoberta de fraudes na eleição parlamentar, levando dezenas de milhares de pessoas às ruas pedindo eleições justas. O movimento pegou a Rússia de surpresa, depois de anos de apatia política, complicando a perspectiva do primeiro-ministro Vladimir Putin de retomar a presidência na eleição de 4 de março.

Numa tentativa de acalmar as multidões, Putin e Medvedev propuseram algumas reformas para permitir mais competição política. O líder de oposição Vladimir Ryzhkov afirmou, depois do encontro de hoje, que foi positivamente surpreendido pela posição do presidente Medvedev sobre os partidos políticos. Mas, de modo geral, houve apenas "15% de acordo" sobre como avançar nessa questão, e Medvedev se recusou a considerar o pedido de realização de novas eleições parlamentares.

Ryzhkov disse que Medvedev não respondeu sua proposta de formar uma "mesa redonda" permanente para reunir representantes do presidente, dos partidos presentes no parlamento e do movimento que organiza os protestos populares, para trabalharem todos juntos numa estratégia de formação de um sistema de governo "legítimo e eficiente". As informações são da Associated Press.

http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaEuropaRússia

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês