Mundo

Medvedev proíbe venda de armas ao regime de Muammar Kadafi

Proibição é valida para todo tipo de armas e equipamentos militares, incluindo peças de reposição

A disposição presidencial inclui a revisão nos portos e nos terminais aéreos da Rússia de todas as cargas com destino à Líbia (Sean Gallup/Getty Images)

A disposição presidencial inclui a revisão nos portos e nos terminais aéreos da Rússia de todas as cargas com destino à Líbia (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 06h49.

Moscou - O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, decretou a proibição da exportação de armas para o regime do líder líbio, Muammar Kadafi, informou o Kremlin nesta quinta-feira.

O decreto do presidente russo assinala que fica proibida a "venda, o fornecimento e a transferência" de armas à Líbia, seja diretamente da Rússia ou de fora de seu território.

A proibição corresponde a todo tipo de armas e equipamentos militares, incluindo peças de reposição, e foi adotada, como assinala o decreto, em cumprimento da resolução do Conselho de Segurança da ONU que em 26 de fevereiro impôs sanções ao regime de Kadafi.

Além disso, a disposição presidencial inclui a revisão nos portos e nos terminais aéreos da Rússia de todas as cargas com destino à Líbia que apresentarem indícios de estarem desrespeitando a proibição.

Segundo alguns analistas, a Rússia, que é um dos principais fornecedores de armas da Líbia, pode deixar de receber até US$ 4 bilhões no caso de um embargo prolongado sobre o fornecimento de material bélico a Trípoli.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁsiaEuropaGuerrasÁfricaRússiaLíbia

Mais de Mundo

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30