Mundo

Medvedev e Biden se reunirão em Moscou para abordar situação no mundo árabe

Presidente russo estará em reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos para discutir questões da Líbia e a vinda de Obama para a Rússia

Reunião entre os representantes Medvedev e Biden será hoje à tarde (Sean Gallup/Getty Images)

Reunião entre os representantes Medvedev e Biden será hoje à tarde (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 07h57.

Moscou - O presidente russo, Dmitri Medvedev, abordará a situação no mundo árabe nesta quarta-feira em reunião com o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O encontro também servirá para tratar da cooperação bilateral em matéria de defesa antimísseis e da entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Na reunião, que será realizada na parte da tarde, se falará ainda dos preparativos da visita que deve fazer à Rússia em 2011 o presidente americano, Barack Obama.

"Consideraríamos o resultado da visita de Biden bom se as duas partes anunciassem as datas da viagem de Obama", declarou à agência "Interfax" Sergei Prikhodko, assessor de política internacional do chefe do Kremlin.

Mas, sem dúvida, tanto a reunião desta tarde quanto o encontro de Biden com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, serão centradas na situação no mundo árabe, em particular na Líbia, e em suas consequências para a estabilidade regional e mundial.

Ao contrário de Washington, que junto com aliados da Otan estuda um amplo leque de medidas para responder à violência na Líbia, incluindo "potenciais opções militares", Moscou se opõe à ingerência exterior no país africano sob o argumento de que isso poderia agravar ainda mais a situação.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaLíbiaPaíses ricosPolíticaRússia

Mais de Mundo

Brasil é vice-lider em competitividade digital na América Latina, mas está entre os 11 piores

John Thune é eleito líder dos Republicanos no Senado, apesar de pressão de aliados de Trump

Biden e Xi realizarão sua terceira reunião bilateral na reunião da APEC em Lima

Após três anos de ausência, Li Ziqi retorna e ganha 900 mil seguidores em um dia