Mundo

Médica Jill Stein será candidata à presidência dos EUA por Partido Verde

Stein venceu a convenção realizada na noite de sábado na cidade de Baltimore ao receber o aval de 193 delegados

Eleições: Stein planeja fazer campanha em pelo menos 40 estados (Mark Wilson/Getty Images)

Eleições: Stein planeja fazer campanha em pelo menos 40 estados (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 18h07.

Washington - Jill Stein, uma médica de 62 anos, foi escolhida como a candidata do Partido Verde dos Estados Unidos à presidência do país nas eleições do dia 6 de novembro.

Como esperado, Stein venceu a convenção realizada na noite de sábado na cidade de Baltimore ao receber o aval de 193 delegados, superando a atriz Roseanne Barr, protagonista da série cômica 'Roseanne' e que obteve 72 votos, informou neste domingo a legenda em seu site.

Stein escolheu como sua candidata a vice-presidente Cheri Honkala, uma mãe solteira que foi indigente e agora é ativista contra a pobreza.

O Partido Verde 'é o único em todo o país que não se compra nem se paga com dinheiro de empresas', disse Stein, que há uma década perdeu a disputa pelo governo de Massachusetts para Mitt Romney, favorito a representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais.

'É hora de se libertar da velha economia e da velha política', ressaltou Stein, que tentará em novembro acabar com a histórica disputa bipartidária (entre democratas e republicanos) nos EUA.

Com um programa eleitoral denominado 'Novo Pacto Verde', que promete criar 25 milhões de empregos e iniciar uma economia verde para enfrentar a mudança climática e acabar com a dependência do petróleo, Stein planeja fazer campanha em pelo menos 40 estados.

Cerca de 7% do eleitorado americano optaria por uma terceira opção no pleito de novembro, embora apenas 1% se declara abertamente disposto a rejeitar os dois grandes partidos, segundo uma recente pesquisa do instituto Gallup. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições