Mundo

Mediador internacional se encontra com Bashar al-Assad

Enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria se reúne com o presidente do país, Bashar al-Assad, para obter apoio para conferência de Genebra 2


	O representante especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi: Brahimi iniciou há dois dias uma visita ao país árabe
 (GettyImages)

O representante especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi: Brahimi iniciou há dois dias uma visita ao país árabe (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2013 às 09h00.

Damasco - O enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, se reúne nesta quarta-feira em Damasco com o presidente do país, Bashar al-Assad, no marco de sua viagem para obter apoios para a conferência de paz de Genebra 2, prevista para novembro.

Fontes oficiais disseram à Agência Efe que o mediador está reunido com o líder neste momento, sem que tenham dado detalhes sobre o encontro.

Brahimi iniciou há dois dias uma visita ao país árabe, onde ontem manteve um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Walid Muallem.

Nessa reunião, Moualem confirmou a participação de seu Governo na conferência de paz, onde o diálogo "será entre sírios e sob a liderança sírio".

O chefe da diplomacia síria destacou que seu Executivo baseia a decisão no "direito exclusivo do povo sírio a desenhar seu futuro político e escolher a seus líderes".

Enquanto o regime anunciou que irá, o principal grupo opositor, a Coalizão Nacional Síria (CNFROS), se mantém reticente e adotará uma decisão definitiva no final da próxima semana.

Alguns grupos armados de tendência islamita consideram que comparecer a Genebra 2 equivale a uma traição.

Brahimi se reuniu também na terça-feira com alguns opositores dentro do país, como o chefe do Conselho de Coordenação Nacional Sírio, Hassan Abdel Azim, que advoga por uma transição pacífica e respalda a participação da oposição em Genebra 2.

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadONUPolíticosSíria

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Conheça três primeiras reféns do Hamas que podem ser libertadas em acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama