Mundo

Mediador da ONU se reúne com as duas delegações sírias

O mediador da ONU para o processo de paz na Síria se reuniu com a delegação que representa o regime sírio e, depois, se reunirá com a oposição

O mediador da ONU para o processo de paz na Síria, Lakhdar Brahimi: hoje será previsivelmente o último desta segunda rodada de negociações (Denis Balibouse/Reuters)

O mediador da ONU para o processo de paz na Síria, Lakhdar Brahimi: hoje será previsivelmente o último desta segunda rodada de negociações (Denis Balibouse/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2014 às 08h04.

Genebra - O mediador da ONU para o processo de paz na Síria, Lakhdar Brahimi, se reuniu nesta sexta-feira em Genebra com a delegação que representa o regime sírio e, depois, se reunirá com a oposição, em um dia que será previsivelmente o último desta segunda rodada de negociações.

A porta-voz da ONU, Corinne Momal-Vanian, confirmou estes encontros separadamente nesta nova sessão de conversas que se iniciou por volta das 10h30 local (7h30, em Brasília).

Os "números dois" da diplomacia dos Estados Unidos e Rússia participaram ontem no processo de paz, em um encontro trilateral com Brahimi, em uma tentativa de incentivar o diálogo entre as duas partes sírias, obstinadas em suas posturas iniciais.

Por enquanto, não ocorreram acordos e nem sequer a ordem da agenda de temas para abordar nas conversas de paz, já que o regime insiste em acabar com o terrorismo antes de tratar outras questões, enquanto a oposição acredita que o primeiro passo é a criação de um órgão de Governo transitório.

Este segundo rodízio de conversas está bloqueado desde o primeiro dia por estas diferenças, até agora insolúveis, entre as partes.

Ontem, Brahimi disse que acreditava que a presença de representantes da Rússia e EUA, como países promotores deste processo e interlocutores do regime e oposição respectivamente, sirva para dar um impulso às negociações.

Nos últimos dias, diversas fontes apontaram a possibilidade de um novo rodízio de conversas após uma semana de pausa, embora não houve nenhuma confirmação oficial da ONU a respeito.

As duas delegações reiteraram sua vontade de continuar com o processo e de retornar para Genebra para uma terceira rodada que deve ser convocada pelo mediador.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosSíriaONUBashar al-Assad

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC