Mundo

McGuiness, ex-vice-premiê da Irlanda do Norte, morre aos 66 anos

No início do ano, o líder histórico anunciou que estava abandonando a política por sofrer de amiloidose, uma grave doença degenerativa

Martin McGuinness: o ex-vice-primeiro-ministro também era o antigo comandante do Exército Republicano Irlandês (IRA) (Charles McQuillan/Getty Images)

Martin McGuinness: o ex-vice-primeiro-ministro também era o antigo comandante do Exército Republicano Irlandês (IRA) (Charles McQuillan/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 21 de março de 2017 às 08h38.

Última atualização em 21 de março de 2017 às 11h28.

Dublin - Martin McGuinness, ex-vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e antigo comandante do Exército Republicano Irlandês (IRA), morreu aos 66 anos, informou nesta terça-feira o partido republicano Sinn Féin em comunicado.

"É com profundo pesar e tristeza que soubemos da morte de nosso amigo e companheiro Martin McGuinness, que faleceu nesta madrugada, em Derry (Irlanda do Norte). Você será lembrado por todos que te conheceram", diz a nota.

O líder histórico renunciou no início de janeiro no governo autônomo de poder compartilhado entre protestantes e católicos, o que provocou a queda do Executivo e obrigou Londres a convocar eleições regionais no último dia 2.

Pouco após deixar seu cargo, anunciou também que estava abandonando a política, por sofrer de amiloidose, uma grave doença degenerativa que afetou seu coração.

O presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, destacou hoje a "determinação, dignidade e humildade" mostrada por McGuinness "durante toda sua vida", qualidades com as quais lidou também "com este breve período de doença", disse.

"Era um republicano apaixonado que trabalhou incansavelmente pela paz, a reconciliação e reunificação de seu país", afirmou Adams, amigo pessoal e companheiro de McGuinness durante o último conflito na província britânica.

Juntos conseguiram levar o já inativo IRA rumo ao desarmamento e o fim da violência, além de iniciar um bem-sucedido processo de paz, que culminou com a formação, em 1998, em um governo de poder compartilhado.

Acompanhe tudo sobre:IrlandaMortesPolítica

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia