Mundo

May toma posse; Johnson ministro…

May toma posse Theresa May foi empossada como primeira-ministra britânica nesta quarta-feira. David Cameron despediu-se do posto depois de fazer o último discurso no Parlamento nesta manhã — ele aconselhou a sucessora a “ficar o mais perto possível da União Europeia” para “beneficiar-se do comércio exterior”. Em seguida, May encontrou-se com a rainha Elizabeth II […]

BUCKINGHAM: a rainha Elizabeth recebe a nova primeira ministra, Theresa May / Dominic Lipinski/ Reuters

BUCKINGHAM: a rainha Elizabeth recebe a nova primeira ministra, Theresa May / Dominic Lipinski/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2016 às 19h01.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h49.

May toma posse

Theresa May foi empossada como primeira-ministra britânica nesta quarta-feira. David Cameron despediu-se do posto depois de fazer o último discurso no Parlamento nesta manhã — ele aconselhou a sucessora a “ficar o mais perto possível da União Europeia” para “beneficiar-se do comércio exterior”. Em seguida, May encontrou-se com a rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham e, à tarde, falou à imprensa em frente à residência oficial do governo. May abordou diversas vezes aspectos relacionados à justiça social e disse que não pretende “ouvir somente os poderosos” durante sua gestão.

Johnson na equipe

Depois de tomar posse, May anunciou alguns nomes de seu novo gabinete. Um dos destaques é a nomeação de Boris Johnson — ex-prefeito de Londres e grande apoiador da saído do Reino Unido da União Europeia — para o cargo de ministro das Relações Exteriores. Enquanto isso, o antecessor de Johnson nas Relações Exteriores, Philip Hammond, tornou-se o novo ministro das Finanças, substituindo Geoge Osborne. Ao contrário de Johnson, Hammond fez campanha pela permanência do Reino Unido na UE.

Trump e a saga do vice

Numa semana em que prometeu se encontrar com cada um dos potenciais candidatos a vice-presidente na chapa republicana, Donald Trump visitou nesta manhã a residência do governador de Indiana, Mike Pence. Outro cotado ao cargo de vice, o ex-porta voz da Casa Branca Newt Gingrich foi visto em Indiana na manhã desta quarta-feira. Na segunda-feira 11, Trump fez campanha com Chris Christie, governador de Nova Jersey. Além desses, o general Michael Flynn também é um dos sondados, ainda que o nome do ex-militar desagrade a muitos membros do Partido Republicano.

Polêmica no Mar da China

Em comunicado oficial divulgado por seu Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira, os chineses acusaram os Estados Unidos de parciais em seu posicionamento quanto à decisão do Tribunal de Haia sobre o Mar da China — na terça-feira 12, a corte sentenciou que o país asiático não tem direito sobre 85% do território, como declara possuir. Os Estados Unidos haviam declarado que o caso era uma oportunidade para a China ser “responsável” e mostrar se é realmente “o poder mundial que proclama ser”. O governo chinês reiterou ainda que não pretende acatar a decisão de Haia e que a China tem o direito de criar uma zona de restrição aérea sobre a região.

Crescimento menor no Japão

O governo japonês anunciou, nesta quarta-feira, a redução de suas previsões de crescimento em 2016 de 1,7% para 0,9%. O CPI, índice que mede a inflação no país, também deve crescer menos do que o previsto — 0,4%, em vez do 1,2% estimado em janeiro. Dois conselheiros próximos ao governo disseram em entrevista que a administração do primeiro-ministro Shinzo Abe vem considerando conceder um pacote de estímulo de 96 bilhões de dólares para incentivar a economia. Ainda no Japão, o NHK, maior grupo de imprensa do país, afirmou nesta quarta-feira que o imperador Akihito pode estar próximo de abdicar do trono — o primeiro ato desse tipo desde 1817. Doente, Akihito já vem entregando algumas obrigações oficiais a seu herdeiro, o príncipe Naruhito, de 56 anos.

Amazon: sucesso no Prime Day

A varejista online Amazon anunciou que a edição 2016 do Prime Day — uma espécie de Black Friday em que a marca oferece descontos em seus produtos — foi “a maior de todos os tempos”. As promoções em massa aconteceram ao longo de toda a terça-feira 12, com ofertas em e-books e produtos da casa, como o leitor digital Kindle — na filial brasileira da loja, as compras tiveram frete grátis e milhares de livros digitais chegaram a 50% de desconto. Segundo a Amazon, as vendas mundiais foram 60% maiores do que na edição do ano passado. A empresa de Jeff Bezos, contudo, não revelou o faturamento obtido.

Novo carro da Tesla

Foi lançado nesta quarta-feira o Model X 60D, novo modelo de carro elétrico da montadora Tesla. O produto chega ao mercado por 64.500 dólares e pretende ser mais acessível do que o Model X original, cujo valor inicial é de 80.000 dólares. Também nesta quarta-feira a Tesla confirmou o encerramento de seu programa de garantias, que recomprava veículos da marca por metade do valor original caso os clientes decidissem devolvê-los após três anos de uso. Em comunicado, a Tesla afirmou que continuará oferecendo “outras formas” de garantia aos compradores.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

França e Polônia reafirmam posição contra o acordo UE-Mercosul

2ª Expo de cadeia de suprimentos em Pequim foca na integração global

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados