Mundo

May quer proteção a direitos de europeus que vivem no Reino Unido

Nesta quinta, a premiê explicará aos líderes da UE o que espera que o bloco faça com os direitos dos britânicos em território comunitário

Theresa May: a premiê qualificou de "construtivo" o início das negociações sobre o Brexit (Gonzalo Fuentes/Reuters)

Theresa May: a premiê qualificou de "construtivo" o início das negociações sobre o Brexit (Gonzalo Fuentes/Reuters)

E

EFE

Publicado em 22 de junho de 2017 às 10h57.

Bruxelas - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, proporá nesta quinta-feira aos líderes da União Europeia (UE) soluções para proteger os direitos dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e explicará o que espera que o bloco faça com os direitos dos britânicos em território comunitário.

May qualificou de "construtivo" o início das negociações sobre o "Brexit" (saída do Reino Unido da UE) nesta semana e ressaltou que a situação dos cidadãos é uma das questões que os britânicos querem resolver em uma primeira etapa.

"O que vou estabelecer hoje é como o Reino Unido propõe proteger os direitos dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e manter os cidadãos do Reino Unido protegidos na UE", disse May à sua chegada à cúpula europeia.

A primeira-ministra acrescentou que Londres também quer discutir a maneira de construir um acordo especial no futuro com "nossos amigos e aliados", em referência aos demais Estados membros do bloco.

May também indicou que na reunião de líderes europeus, que vai durar até sexta-feira, será abordado outro assunto "importante": a política antiterrorismo, e que nesse contexto pedirá aos países da UE que trabalhem "lado a lado" contra a propagação do extremismo na internet e a prevenção do terrorismo.

Acompanhe tudo sobre:BrexitEuropaReino UnidoTheresa May

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo