Mundo

May propõe prorrogar Brexit em 3 meses se acordo não for aprovado

Nesta quarta-feira, Câmara dos Comuns vetou a opção de Reino Unido deixar a União Europeia sem qualquer tipo de pacto

Primeira-ministra britânica, Theresa May (Vincent Kessler/Reuters)

Primeira-ministra britânica, Theresa May (Vincent Kessler/Reuters)

E

EFE

Publicado em 13 de março de 2019 às 18h39.

Londres —  A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, apresentou nesta quarta-feira uma proposta para prorrogar em três meses o prazo de saída do país da União Europeia (UE), inicialmente marcado para o dia 29 de março, caso não consiga aprovar um acordo para concretizar o "Brexit" no parlamento.

Na moção parlamentar que será votada amanhã, May pede sete dias, até 20 de março, para convencer os deputados britânicos a aprovar um acordo para que o Reino Unido deixe a UE. Caso contrário, o governo pedirá ao bloco uma prorrogação do prazo do "Brexit".

A primeira-ministra sofreu duras derrotas na Câmara dos Comuns nas últimas 24 horas. Ontem, os deputados rejeitaram uma segunda versão do acordo do "Brexit" negociado por ela com a UE. Hoje, vetaram a opção de deixar o bloco sem qualquer tipo de pacto.

May acha que alguns deputados podem mudar de ideia nos próximos dias. O principal argumento da primeira-ministra é que a prorrogação do prazo do "Brexit" pode ser longa porque o Reino Unido seria obrigado a participar das próximas eleições da Eurocâmara em maio.

Os 27 países-membros da UE deverão aprovar por unanimidade a prorrogação do "Brexit". O Artigo 50 do Tratado de Lisboa estabelecia o próximo dia 29 de março como a data final para a saída, exatos dois anos depois do início do processo da separação.

"Qualquer extensão além do 30 de junho de 2019 requereria que o Reino Unido participe das eleições para o Parlamento Europeu em maio de 2019", afirma o texto da moção apresentada por May.

A Eurocâmara deve tomar posse no dia 2 de julho. Os deputados europeus serão escolhidos em pleito realizado entre 23 e 26 de maio.

A moção do governo britânico estará sujeita à emendas dos grupos parlamentares. Por isso, os deputados terão a oportunidade de modificar a proposta feita por May.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'