Mundo

May pede reunião do gabinete britânico para superar impasse do Brexit

Um dia antes do início de uma reunião de cúpula da UE, a primeira-ministra britânica pretende resolver os problemas sobre o Brexit com os membros do governo

May: o Reino Unido enfrenta dificuldades para negociar com a UE o futuro da fronteira da Irlanda (| Matt Dunham/Reuters/Reuters)

May: o Reino Unido enfrenta dificuldades para negociar com a UE o futuro da fronteira da Irlanda (| Matt Dunham/Reuters/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 10h57.

Londres - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, pediu hoje união ao seu gabinete para superar o impasse das negociações sobre o Brexit, como é conhecido o processo para a retirada do país da União Europeia.

Durante uma reunião de três horas com seu gabinete, May disse que "o governo precisa se unir e se manter firme".

Um dia antes do início de uma reunião de cúpula da UE, em Bruxelas, as conversas entre britânicos e a UE estão travadas desde o fim de semana, por causa de divergências sobre como manter o fluxo de bens entre a Irlanda, que pertence ao bloco, e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, depois que o Brexit for concluído.

A UE aguarda novas propostas do Reino Unido. Mas o espaço de manobra de May é limitado, devido a divisões dentro de seu Partido Conservador e por sua dependência em relação ao Partido Unionista Democrático da Irlanda do Norte, que se opõe a qualquer tipo de acordo para a fronteira.

Já o principal negociador da UE para o Brexit, Michel Barnier, disse hoje que as partes não deverão chegar a um acordo antes de novembro, após o recente impasse nas discussões.

Segundo Barnier, é preciso mais tempo para que Reino Unido e UE alcancem um "acordo geral".

O Reino Unido deverá sair da UE oficialmente em 29 de março do próximo ano, mas é necessário que um acordo seja fechado nas próximas semanas para que os Parlamentos da UE e britânico tenham tempo hábil de ratificá-lo.

Acompanhe tudo sobre:BrexitTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump