Mundo

May oferece dinheiro à França para segurança de fronteira

A primeira-ministra buscou demonstrar que o Reino Unido ainda tem muito a oferecer à França e outros membros da União Europeia

Theresa May: a premiê busca aprofundar a cooperação entre os dois países diante das negociações do Brexit (Toby Melville/Reuters)

Theresa May: a premiê busca aprofundar a cooperação entre os dois países diante das negociações do Brexit (Toby Melville/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 16h20.

Sandhurst - A primeira-ministra britânica, Theresa May, ofereceu à França, nesta quinta-feira, 44,5 milhões de libras (cerca de 62 milhões de dólares) para reforçar a segurança nas fronteiras francesas, como parte de medidas visando aprofundar a cooperação entre os dois países, o que ela acredita que irá promover a boa vontade nas negociações do Brexit.

Durante conversas com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Sandhurst, academia de treinamento de oficiais do Exército britânico, May buscou demonstrar que o Reino Unido ainda tem muito a oferecer à França e outros membros da União Europeia, à medida que negocia a saída de seu país do bloco.

Entretanto, apesar da cordialidade e dos novos acordos que devem ser assinados na 35ª cúpula anglo-francesa, as aberturas, incluindo o empréstimo da Tapeçaria de Bayeux, tesouro do século 11, caíram por terra na eurocéptica mídia britânica.

"Que troca! Tomar emprestado a Tapeçaria de Bayeux custou mais 45 milhões de libras ao Reino Unido para parar imigrantes em Calais?", perguntou o jornal Daily Mail, enquanto o The Sun comparou a invasão do Reino Unido por Guilherme, o Conquistador, em 1066 com a União Europeia tentando impedir os britânicos de deixarem o bloco.

Depois que Macron pediu que o Reino Unido ajudasse com a segurança de portos do Canal da Mancha que se tornaram destino para imigrantes, Londres disse que mais 44,5 milhões de libras seriam enviadas à França para melhorar barreiras e tecnologias.

Acompanhe tudo sobre:FrançaReino UnidoBrexitTheresa May

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'