Andrea Leadsom: sua nomeação amplia a lista dos ministros que May vem anunciando entre ontem e hoje (Peter Nicholls / Reuters)
Da Redação
Publicado em 14 de julho de 2016 às 14h06.
Londres - A primeira-ministra do Reino Unido, a conservadora Theresa May, nomeou nesta sexta-feira sua ex-concorrente ao cargo, Andrea Leadsom, como nova ministra do Meio ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais.
Leadsom, de 53 anos, disputou com May, de 59, a corrida pela liderança conservadora e chefia do governo, apesar de ter se retirado no último momento, alegando que não tinha apoio suficiente no grupo parlamentar.
Sua nomeação amplia a lista dos ministros que May vem anunciando entre ontem e hoje, entre os quais se destaca Boris Johnson como titular de Relações Exteriores, Philip Hammond como responsável de Economia e David Davis a cargo do novo departamento de negociação do "Brexit".
Amber Rudd será ministra do Interior, Michael Fallon continuará na Defesa e Liz Truss se torna a primeira mulher à frente do Ministério da Justiça, enquanto Jeremy Hunt permanece na Saúde.
Justine Greening passou de Cooperação Internacional para a Educação, e sua antiga pasta ficou com Priti Patel, enquanto a menos conhecida Karen Bradley é a nova titular de Cultura, Esporte e Meios de Comunicação.
O antigo ministro de Transporte Patrick McLoughlin ocupará a presidência do Partido Conservador e Chris Grayling passará a comandar o Ministério.
O novo ministro de Trabalho e Previdência será Damian Green. James Brokenshire ocupará a pasta da Irlanda do Norte e Alun Cairns se mantém como titular do Ministério dedicado ao País de Gales.
A nova primeira-ministra, que defendeu com reservas a permanência na União Europeia (UE) no referendo do dia 23 de junho, disse ao iniciar seu mandato que sua prioridade é negociar a saída do Reino Unido do bloco, respeitando a vontade dos britânicos, que escolheram o "Brexit" por 52% contra 48% dos votos contra.