Mundo

May minimiza preocupações de Irlandas com Brexit

Durante visita a Belfast, capital da Irlanda do Norte, May assegurou que está comprometida a formular uma solução prática para todos


	Theresa May: durante visita a Belfast, capital da Irlanda do Norte, premiê assegurou que está comprometida a formular uma solução prática para todos
 (Peter Nicholls / Reuters)

Theresa May: durante visita a Belfast, capital da Irlanda do Norte, premiê assegurou que está comprometida a formular uma solução prática para todos (Peter Nicholls / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2016 às 19h53.

Londres - A nova primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, procurou minimizar as preocupações relacionadas aos acordos sobre as fronteiras entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda após o Brexit.

Durante visita a Belfast, capital da Irlanda do Norte, May assegurou que está comprometida a formular uma solução prática para todos. Apesar disso, ela não entrou em detalhes sobre qual seria esse acordo.

May acrescentou também que o tráfego livre de pessoas entre as duas Irlandas já existia antes mesmo dos dois países entrarem na União Europeia e que uma revisão desse acordo seria necessária com a saída do Reino Unido.

Espera-se que o tema seja debatido amanhã, quando May receberá o primeiro-ministro da República da Irlanda, Enda Kenny, em Londres. A Irlanda do Norte é o único país do Reino Unido que faz fronteira em terra com um país membro da União Europeia.

As fronteiras abertas são responsáveis por ajudar a promover a paz na Irlanda do Norte após o Acordo de Belfast, em 1998, que colocou fim a décadas de conflito sectário.

Mais de 3,5 mil pessoas morreram durante os combates entre o Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês), que desejava que a Irlanda do Norte fizesse parte da República da Irlanda, e grupos favoráveis à permanência no Reino Unido. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:BrexitEuropaIrlandaPaíses ricosPiigsReino Unido

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada