Mundo

May e Trump concordam em manter sanções contra a Rússia

May disse que as sanções à Rússia devem continuar e afirmou que essa posição também será mantida dentro da União Europeia

May e Trump: "É muito cedo para falar sobre isso", afirmou Trump durante a entrevista coletiva (Kevin Lamarque/Reuters)

May e Trump: "É muito cedo para falar sobre isso", afirmou Trump durante a entrevista coletiva (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 17h55.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que ainda é cedo para falar sobre a possibilidade de o país retirar as sanções impostas à Rússia, enquanto a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, defendeu que as punições ao Kremlin devem continuar.

"É muito cedo para falar sobre isso", afirmou Trump durante uma entrevista coletiva conjunta com May, a primeira visita oficial que o líder recebe na Casa Branca desde a posse na última semana.

A previsão é Trump converse pela primeira vez com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, amanhã.

"Não o conheço pessoalmente, mas espero que tenhamos uma relação fantástica", afirmou Trump sobre Putin, garantindo que quer colaborar com Moscou na luta contra o Estado Islâmico (EI).

May disse que as sanções à Rússia devem continuar e afirmou que essa posição também será mantida dentro da União Europeia.

O Reino Unido, porém, deve deixar o bloco antes do fim de 2019 depois da vitória do "Brexit" no referendo do ano passado.

Apesar de concordar com May que as sanções econômicas contra a Rússia devem ser mantidas, Trump ressaltou em várias ocasiões que cogita retirá-las se o Kremlin colaborar com a Casa Branca.

Os EUA e a União Europeia impuseram sanções econômicas em 2014 contra a Rússia, que foram reforçadas em rodadas sucessivas, devido à anexação da península da Crimeia e do apoio do Kremlin aos separatistas do leste da Ucrânia.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Reino UnidoRússiaTheresa May

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones