Mundo

Theresa May diz que renunciará para conseguir aprovar acordo do Brexit

Para garantir a saída do Reino Unido da UE, May dá cartada final e diz aos conservadores que deixará o cargo se o documento for finalmente aprovado

Brexit:"Ela sugeriu que isso acontecerá após um acordo", afirmou um parlamentar (Toby Melville/Reuters)

Brexit:"Ela sugeriu que isso acontecerá após um acordo", afirmou um parlamentar (Toby Melville/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 27 de março de 2019 às 14h58.

Última atualização em 27 de março de 2019 às 17h07.

Londres — A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse a parlamentares do Partido Conservador que vai renunciar se conseguir aprovar seu acordo do Brexit no Parlamento, afirmaram veículos de imprensa internacionais. Esse documento, firmado por May e a União Europeia em novembro do ano passado, já foi rejeitado duas vezes pela casa e a primeira-ministra agora tenta submetê-lo a uma terceira votação.

 

De acordo com o jornal britânico The Guardian, que teve acesso ao conteúdo da reunião realizada nesta quarta-feira, May disse estar pronta para "deixar o cargo antes do que desejava, para fazer o que é mais certo para o nosso país e o nosso partido". "Ouvi com clareza a vontade do Partido Conservador", disse ela na reunião, "sei que há o desejo por uma nova liderança na segunda fase do Brexit e não serei um obstáculo para isso". Até o momento, no entanto, não há uma previsão de quando a sua renúncia acontecerá.

Em troca, May pediu aos parlamentares, até agora profundamente divididos sobre o processo de saída da UE - até o ponto de boicotar seus planos -, que respaldem o pacto que negociou em novembro do ano passado. "Peço a todos nesta sala que apoiem o acordo para que possamos completar o nosso dever histórico, cumprir a decisão do povo britânico e deixar a União Europeia de forma suave e ordenada", afirmou a primeira-ministra.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa May

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil