Mundo

Mattarela convoca presidente da Câmara Baixa para formar Governo

Segundo analistas, essa deve ser a última reunião de negociação com os partidos antes que o presidente forme um Governo

Mattarela: essa é a quarta rodada de consultas feita pelo presidente italiano (Italian Presidential Press Office/Reuters)

Mattarela: essa é a quarta rodada de consultas feita pelo presidente italiano (Italian Presidential Press Office/Reuters)

E

EFE

Publicado em 23 de abril de 2018 às 09h32.

Roma - O chefe de Estado italiano, Sergio Mattarella, convocou para a tarde desta segunda-feira uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Roberto Fico, para pedir uma mediação com os partidos para ver como pode-se formar Governo.

Este novo mandato "exploratório" acontece depois que na semana passada fracassou o da presidente do Senado, Maria Elisabetta Alberti, que foi encarregada de analisar as possibilidades de um Governo entre as duas forças políticas mais votadas nas eleições de 4 de março, o Movimento 5 Estrelas (M5S) e a coalizão de direita.

Fico, membro do M5S, deverá previsivelmente ampliar a negociação aos outros partidos, incluindo o Partido Democrata (PD), apesar de este ter reiterado nos últimos dias sua posição de não querer entrar em um Executivo e se manter na oposição.

Para os analistas, trata-se da última cartada para encontrar uma solução negociada entre os partidos, antes que o chefe de Estado tome sua decisão pessoal sobre como formar um Governo.

Esta será a quarta rodada de consultas, após as duas realizadas por Mattarella e a da presidente do Senado.

O novo presidente da Câmara de Deputados, Roberto Fico, tem 43 anos, nasceu em Nápoles e estudou Ciências da Comunicação.

Fico foi eleito deputado pelo M5S pela primeira vez nas eleições de 2013 e na legislatura que acaba de terminar foi presidente da Comissão de Vigilância da RAI, a televisão pública italiana.

 

Acompanhe tudo sobre:GovernoItáliaPolítica

Mais de Mundo

Trump aumenta tarifa do Canadá para 35% e divulga lista de taxas para dezenas de países

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca