Mundo

Matisse roubado há 25 anos aparece na Grã-Bretanha

Le Jardin", um óleo de 1920 avaliado em 760 mil euros foi localizado quando o marchand Charles Roberts consultou a base de dados mundial sobre arte roubada


	Marinello exibe a obra "Le Jardin": equipe do Art Loss Register rapidamente identificou a obra como roubada de um museu sueco em 11 de maio de 1987
 (AFP/ Ray Wells)

Marinello exibe a obra "Le Jardin": equipe do Art Loss Register rapidamente identificou a obra como roubada de um museu sueco em 11 de maio de 1987 (AFP/ Ray Wells)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2013 às 19h50.

Um quadro do pintor francês Henri Matisse roubado há 25 anos do Museu de Arte Moderna de Estocolmo reapareceu no Reino Unido, onde um marchand esperava vendê-lo em nome de um cliente polonês.

"Le Jardin", um óleo de 1920 avaliado em 760 mil euros foi localizado quando o marchand Charles Roberts consultou a base de dados mundial sobre arte roubada, uma prática habitual antes de se vender um quadro de procedência ignorada.

A equipe do Art Loss Register rapidamente identificou a obra como roubada de um museu sueco em 11 de maio de 1987.

Roberts, que dirige a galeria Charles Fine Art, em Essex, na região de Londres, revelou que o cliente polonês possuía o quadro desde os anos 90, após comprá-lo de "boa fé".

"Realmente, não esperava que fosse roubado. É uma surpresa", explicou Roberts à AFP. "Teria sido um bom negócio para todos, mas não deu. Quando me informaram a situação apenas poderia devolvê-lo".

A obra foi entregue ao especialista Christopher Marinello, que devolverá o quadro ao Museu de Arte Moderna de Estocolmo.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisCrime

Mais de Mundo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, é eleito presidente do Uruguai

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai