Mundo

Marinha resgata 1.123 imigrantes perto da ilha de Lampedusa

Navios da Marinha Militar italiana e helicópteros resgataram 1.123 imigrantes, a maioria de origem subsaariana

Imigrantes durante operação de resgate na Itália: entre os 1.123 imigrantes socorridos há 47 mulheres, quatro delas grávidas, e 50 menores, segundo comunicado (Marina Militare/Handout via Reuters)

Imigrantes durante operação de resgate na Itália: entre os 1.123 imigrantes socorridos há 47 mulheres, quatro delas grávidas, e 50 menores, segundo comunicado (Marina Militare/Handout via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 09h11.

Roma - Navios da Marinha Militar italiana e helicópteros do dispositivo Mare Nostrum concretizaram na madrugada desta quinta-feira as operações de resgate de 1.123 imigrantes, a maioria de origem subsaariana, perto do litoral da ilha italiana de Lampedusa.

Segundo informou nesta quinta-feira a Marinha Militar em comunicado, os dispositivos italianos localizaram ontem oito barcos e uma navio em uma área compreendida entre 120 e 130 milhas ao sudoeste da ilha de Lampedusa, considerada a porta da imigração africana para Europa.

A nota acrescenta que entre os 1.123 imigrantes socorridos há 47 mulheres, quatro delas grávidas, e 50 menores, que foram resgatados pelo navio "San Marco" e estão sendo transferidos ao porto siciliano de Augusta.

Devido à situação de emergência pelo "fluxo de imigrantes", a Capitania dos Portos colocou à disposição da operação duas patrulheiras que recuperaram primeiro a uma barcaça com 335 imigrantes a bordo.

Por sua parte, o navio "San Marco" encontrou outras embarcações desprovidas de medidas de segurança e com problemas de flutuação, nas quais viajavam um total de 595 imigrantes ilegais.

No começo da madrugada -acrescenta o comunicado- a Marinha Militar conseguiu resgatar outras duas barcaças com outros 193 imigrantes a bordo.

Todos eles foram transferidos ao navio "San Marco", no qual estão recebendo atendimento, enquanto chegam a Sicília, onde são esperados amanhã. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsImigraçãoTransportesNavios

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra