Mundo

Marinha chinesa terá pela primeira vez uma mulher comandante

Wei Huixiao, de 40 anos, está "um passo de ser transformar na primeira mulher capitã da marinha do país" e "em breve" será nomeada para o cargo

China: barreira de gênero persiste, especialmente em cargos de alto nível (Marinha Chinesa/Reprodução/Wikimedia Commons)

China: barreira de gênero persiste, especialmente em cargos de alto nível (Marinha Chinesa/Reprodução/Wikimedia Commons)

E

EFE

Publicado em 5 de julho de 2018 às 09h40.

Última atualização em 5 de julho de 2018 às 09h41.

Pequim - A Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China terá pela primeira vez na sua história uma mulher no cargo de comandante, informaram nesta quinta-feira os veículos de imprensa oficiais.

Wei Huixiao, de 40 anos, está "um passo de ser transformar na primeira mulher capitã da marinha do país" e "em breve" será nomeada para o cargo.

Wei é membro do Partido Comunista da China e formou-se na Universidade de Nanjing, onde se especializou em Ciências Atmosféricas.

Foi em 2012 quando ela se juntou à tripulação do primeiro porta-aviões chinês, o Liaoning, e desde então sua carreira militar decolou, tornando-se em 2016 na primeira subcomandante da história da Marinha.

A barreira de gênero persiste na China, especialmente em cargos de alto nível, por isso que a nomeação de Wei abre possibilidades para outras mulheres militares em um setor dominado pela presença masculina.

Acompanhe tudo sobre:MulheresChinaMulheres executivasMarinha

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia