Mundo

Marina Silva destaca cooperação Brasil-China para cumprir metas climáticas na COP30

Durante seminário em Pequim, Marina Silva enfatiza a importância da parceria Brasil-China para alcançar metas climáticas ambiciosas na COP30

 Marina Silva destaca cooperação Brasil-China para fortalecer compromissos climáticos na COP30. (Leandro Fonseca/Exame)

Marina Silva destaca cooperação Brasil-China para fortalecer compromissos climáticos na COP30. (Leandro Fonseca/Exame)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 13 de maio de 2025 às 15h49.

A capital chinesa sediou nesta segunda-feira, 12, o seminário “Rumo à COP30: cooperação Brasil-China em restauração da vegetação e sumidouros florestais de carbono”, com foco no fortalecimento da parceria bilateral nas áreas de reflorestamento e restauração florestal.

Durante o encontro, a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfatizou a importância da cooperação entre países do Sul Global para o avanço do multilateralismo climático. “O Brasil conta com a China para que cheguemos à COP30 com contribuições nacionalmente determinadas (NDCs) e metas de redução ambiciosas, alinhadas com 1,5°C”, destacou.

Parceria Brasil-China na agenda ambiental

O evento foi coorganizado pela Administração Nacional de Florestas e Pastagens da China e pela Embaixada do Brasil em Pequim, reunindo especialistas, autoridades e representantes dos dois países. A iniciativa integra os preparativos para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada no Brasil, em novembro.

Restauração florestal e sumidouros de carbono

O seminário reforçou a convergência entre Brasil e China na agenda ambiental e ressaltou o papel estratégico dos dois países no enfrentamento da crise climática global, especialmente por meio da restauração de ecossistemas e do fortalecimento dos sumidouros naturais de carbono.

Acompanhe tudo sobre:ChinaBrasilCOP30Marina Silva

Mais de Mundo

Juiz federal dos EUA decide que envio de tropas para Los Angeles violou lei federal

Trump afirma que pedirá à Suprema Corte 'decisão rápida' sobre tarifas

Trump diz que forças militares dos EUA atacaram navio com drogas que partiu da Venezuela

Israel inicia nova fase da ofensiva na Cidade de Gaza com convocação de reservistas