Coordenação da campanha de Marina diz que isonomia de evento da CNA estaria comprometida (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.
Brasília - A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, desistiu de participar do encontro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com os presidenciáveis, na próxima quinta-feira (1º), em Brasília. Segundo comunicado divulgado pela entidade, Marina teria recusado o convite para participar da sabatina ao lado do candidato do PSDB, José Serra, por não ter recebido previamente as perguntas que serão feitas.
No entanto, a coordenação de campanha de Marina diz que o convite não foi aceito porque a entidade não atendeu à solicitação de rever as regras de condução do evento com os candidatos. Em nota, o coordenador da campanha da candidata do PV, João Paulo Capobianco, demonstrou incômodo com a "vinculação legítima" de dirigentes da CNA com a candidatura adversária.
No documento, foi assinalado que "apenas o conhecimento dos temas definidos para as perguntas não asseguraria a necessária isonomia para que as visões estratégicas sobre a condução do agronegócio brasileiro fossem expostas adequadamente".
Segundo a CNA, as perguntas da sabatina seriam formuladas pelos convidados - líderes do setor - e apresentadas, igualmente, a cada um dos presidenciáveis, durante o encontro. Mas a coordenação da campanha de Marina criticou o fato de que o tucano José Serra já conhecia, desde abril, a versão inicial do documento "O que Esperamos do Próximo Presidente - A Agricultura Pede Passagem" - no qual as perguntas se basearão -, enquanto a candidata do PV só teve contato com a agenda no fim da tarde da última segunda-feira (28).
A canditada do PT, Dilma Rousseff, também recusou o convite, mas por incompatibilidade de agenda. A CNA confirmou que, por enquanto, a sabatina está mantida ainda que somente com a participação de José Serra.