Mundo

Marina lamenta debate polarizado entre Dilma e Serra

São Paulo - A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, lamentou nesta sexta-feira (6), em São Paulo, que o primeiro debate entre os candidatos tenha sido polarizado entre os adversários José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Para ela, "ficou claro" o quadro de oposição e situação e a indisponibilidade para o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, lamentou nesta sexta-feira (6), em São Paulo, que o primeiro debate entre os candidatos tenha sido polarizado entre os adversários José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

Para ela, "ficou claro" o quadro de oposição e situação e a indisponibilidade para o diálogo. "Na prática, o que ficou claro ali foi o confronto", avaliou. Marina afirmou que, para as redes sociais, ela foi a vencedora do primeiro debate porque o telespectador pôde ver "que ali tinha alguém que queria, sinceramente, debater".

No entanto, Marina reconheceu que teve poucas oportunidades de se expor por causa da polarização, mas que a cabe à sociedade "quebrar" essa concentração no debate. "A sociedade vai quebrar essa polarização." A candidata lamentou as ironias do candidato do PSol, Plínio de Arruda Sampaio, que a chamou de "ecocapitalista" e de "Pollyana", personagem do livro homônimo da autora Eleanor Porter, que conta a história da menina que, aos 11 anos, é capaz de ficar feliz até nos piores momentos.

A candidata disse que cumpriu o papel de respeitar o eleitor durante o debate e classificou a atitude de Plínio como tentativa de rotular os candidatos. "Isso não me atinge. Não me preocupo com rótulos e, sim, com o mérito das questões." A candidata negou que estivesse nervosa no primeiro debate eleitoral nacional do qual participou. "Estava serena, tranquila, olhando para as pessoas como pessoas e não como adversária que tinha de destruir para sair vencedora", disse. Ela evitou julgar o desempenho dos adversários.

Vice

O candidato a vice-presidente na chapa, Guilherme Leal (PV), elogiou o desempenho de Marina e admitiu que houve "tensão" entre os coordenadores da campanha verde antes do programa. "Antes tinha o nervosismo mesmo, é natural. Foi um alívio senti-la (Marina) bem. Ela estava muito bem", avaliou. "Não tenho dúvida de que essa experiência só aumenta a confiança dela nela mesmo."

Marina participou hoje de um evento de assinatura de termo de compromisso com o Pacto pela Juventude, documento produzido pelo Conselho Nacional de Juventude, em que apresenta propostas de políticas públicas para essa faixa da sociedade.

Leia mais notícias sobre Marina Silva

Siga as últimas notícias de Eleições no Twitter

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDilma RousseffEleiçõesEleições 2010José SerraMarina SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPV — Partido Verde

Mais de Mundo

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil