Mundo

Marina defende concessão de refúgio a ex-ativista italiano Cesare Battisti

São Paulo - A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, defendeu hoje (26) a concessão de refúgio ao escritor e ex-ativista político Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios. "Se o Brasil historicamente tem dado abrigo, não deveria ser diferente em relação a ele. É uma questão delicada, mas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

São Paulo - A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, defendeu hoje (26) a concessão de refúgio ao escritor e ex-ativista político Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios.

"Se o Brasil historicamente tem dado abrigo, não deveria ser diferente em relação a ele. É uma questão delicada, mas esse é o caminho que se está trilhando", disse em entrevista coletiva após ser sabatinada pelo Portal Terra.
      
Marina ressalvou, entretanto, que não se deve questionar a eficiência e legitimidade das instituições italianas. Um dos motivos alegados para não extraditar o escritor é que ele teria a integridade física ameaçada caso retornasse ao país. “Não cabe colocar em dúvida que na Itália existem as instituições funcionando, o Judiciário e a Justiça Italiano”, ponderou a candidata.
      
O Ministério da Justiça concedeu refúgio a Battisti por considerar que ele sofria perseguição política na Itália. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal concordou com o pedido do governo italiano para que o ex-ativista seja extraditado, mas deixou a decisão final a cargo do presidente da República.
 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEleiçõesEleições 2010Marina SilvaOposição políticaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Groenlândia confirma conexão entre queda de telecomunicações e apagão

'Sejam pacientes', diz Trump ao culpar Biden por queda do PIB dos EUA

Importações para antecipar tarifas de Trump derrubaram PIB dos EUA no 1º trimestre

Conclave mais longo da história durou quase três anos; entenda