Mundo

Mariano Rajoy toma posse como primeiro-ministro espanhol

O líder conservador jurou o cargo diante do rei Juan Carlos e outras autoridades do país

Rajoy anunciará nesta quarta a composição de seu governo, que espera-se que será mais reduzido (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Rajoy anunciará nesta quarta a composição de seu governo, que espera-se que será mais reduzido (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2011 às 11h19.

Madri - O líder do conservador Partido Popular (PP), Mariano Rajoy, tomou posse nesta quarta-feira como primeiro-ministro espanhol após jurar o cargo diante do rei Juan Carlos e outras autoridades do país.

O novo chefe do Executivo, o sexto da etapa democrática espanhola, jurou seu cargo sobre uma bíblia diante dos reis da Espanha, Juan Carlos I e Sofía, e na presença dos presidentes do Congresso dos Deputados e do Senado e de seu antecessor, José Luis Rodríguez Zapatero.

Rajoy anunciará nesta quarta a composição de seu governo, que deverá ser mais reduzido, com menos ministérios, e sobre o qual manteve um absoluto sigilo.

O novo primeiro-ministro espanhol foi eleito na terça-feira no Congresso dos Deputados por 187 votos a favor, 149 contra e 14 abstenções, contando com um apoio de maioria absoluta dos 185 parlamentares de seu partido e mais dois legisladores de formações próximas ao PP.

Rajoy assume o cargo em um momento de profunda crise econômica, com alto índice de desemprego - 23% - e fortes pressões dos mercados financeiros sobre a dívida soberana da Espanha nos últimos meses, que encarecem o financiamento do país.

Em seu discurso de posse, Rajoy antecipou que a etapa que se inicia será de austeridade e mais ajustes, com um compromisso de cortar o déficit público em 2012 em 16,5 bilhões de euros para cumprir o limite fixado de 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

No entanto, Rajoy não especificou quais verbas serão afetadas nessa redução, mas antecipou que a única que terá um aumento será a destinada à previdência.

'Todas as outras verbas passarão por uma revisão' advertiu.

Para o governo, que terá a missão de tirar o país da crise, já é dado como certo que Soraya Sáenz de Santamaría, a ex-porta-voz parlamentar do PP, de 40 anos e muito próxima a Rajoy, terá um importante cargo, que a maioria das apostas aponta como a vice-presidência.

Outros nomes mencionados são os de Alberto Ruiz Gallardón, prefeito de Madri; Cristóbal Montoro, ministro da Fazenda e secretário de Estado da Economia com José María Aznar; e Miguel Arias Cañete, ex-ministro de Agricultura e ex-eurodeputado. 

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEspanhaEuropaGovernoPiigs

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo