Mundo

"Maria" cai para categoria 2 e avança para República Dominicana

O furacão, que tocou terra em Porto Rico nesta quarta-feira como categoria 4, se encontra 90 quilômetros ao leste-nordeste de Punta Cana

Furacão Maria: se espera que entre hoje e amanhã o furacão recupere força (INSTAGRAM/highasyourdreams/Reuters)

Furacão Maria: se espera que entre hoje e amanhã o furacão recupere força (INSTAGRAM/highasyourdreams/Reuters)

E

EFE

Publicado em 20 de setembro de 2017 às 21h58.

Última atualização em 20 de setembro de 2017 às 22h10.

Miami - O furacão "Maria", debilitado à categoria 2, avança para o leste da República Dominicana com ventos máximos de 175 km/h, após ter causado devastação e inundações "catastróficas" em Porto Rico.

O furacão, que tocou terra em Porto Rico nesta quarta-feira como categoria 4, se encontra 90 quilômetros ao leste-nordeste de Punta Cana, na República Dominicana, e se move em direção noroeste a 19 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Em seu boletim das 20h (horário local, 21h de Brasília), o NHC indica que se espera que "Maria" siga avançando na direção noroeste, mas com uma redução paulatina da velocidade até quinta-feira à noite e que na sexta-feira gire para o norte-noroeste.

Também se espera que entre hoje e amanhã recupere força e volte a ser um furacão de categoria maior na quinta-feira.

O padrão de trajetória indica que o centro de "Maria" se afastará da costa noroeste de Porto Rico no transcurso desta noite.

O olho do furacão passará esta noite e na quinta-feira sobre águas próximas à costa nordeste da República Dominicana e depois se deslocará perto das ilhas Turks e Caicos e do sudeste das Bahamas na quinta-feira durante a noite e na sexta-feira.

Segue em vigor um aviso de furacão para Porto Rico, Culebra e Vieques, de Cabo Engaño até Puerto Plata na República Dominicana, para as ilhas Turks e Caicos e o sudeste das Bahamas.

Na República Dominicana, do oeste de Puerto Plata até o norte da fronteira com o Haiti e do oeste de Cabo Engaño até Punta Palenque, rege um aviso de tempestade tropical.

Os ventos com força de furacão se estendem a até 95 quilômetros do centro de "Maria" e aqueles com força de tempestade tropical a até 240 quilômetros.

As condições próprias de uma tempestade tropical já são sentidas nas áreas de advertência da República Dominicana desde esta tarde e as condições de furacão em áreas específicas se darão nesta mesma noite.

As autoridades locais esperam ventos, ressacas, chuvas e tornados na área sob influência de "Maria".

Acompanhe tudo sobre:CaribeFuracõesRepública Dominicana

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto