Mundo

Marcha da Maconha quer arrecadar R$ 15 mil

Mobilização quer conseguir o valor até o dia 1º de maio, para divulgar o evento no dia 19 do mesmo mês

A Marcha da Maconha é um movimento social autônomo organizado desde 2007 em rede pelo Brasil, de maneira horizontal, sem lideranças e hierarquias (everton137/Flickr)

A Marcha da Maconha é um movimento social autônomo organizado desde 2007 em rede pelo Brasil, de maneira horizontal, sem lideranças e hierarquias (everton137/Flickr)

share
DR

Da Redação

Publicado em 20 de março de 2012 às 13h23.

São Paulo - A Marcha da Maconha de São Paulo, movimento que defende a legalização da erva, lançou uma campanha de arrecadação de recursos por meio da internet para conseguir R$ 15 mil até o dia 1 de maio. O dinheiro será utilizado para a divulgação da Marcha, que será realizada no dia 19 de maio, com saída prevista do Masp, na avenida Paulista. Haverá ainda debate sobre a descriminalização das drogas. O movimento foi realizado em 20 cidades no ano passado.

A campanha de arrecadação por meio da web é conhecida como crowdfunding e está hospedada no site Catarse, que pode ser vista por meio do link: http://catarse.me/en/projects/566-colabore-com-a-marcha-da-maconha-sp-2012

No dia 13 de abril, às 19h, o movimento realiza um debate sobre o Supremo Tribunal Federal e a descriminalização das drogas na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), com a participação de Pedro Abramovay (ex-secretário nacional de políticas de drogas), José Henrique Torres (juiz criminal, presidente da Associação dos Juízes para a Democracia), Leandro de Castro Gomes (Defensoria Pública) e Pierpaolo Cruz Bottini (professor da USP).

A Marcha da Maconha é um movimento social autônomo organizado desde 2007 em rede pelo Brasil, de maneira horizontal, sem lideranças e hierarquias. O movimento não é composto apenas por usuários de maconha: assim como os efeitos da proibição afetam toda sociedade, a defesa de mudanças na política de drogas é uma demanda de todos, sejam usuários ou não.

Em 2012, a expectativa do movimento é que o número de 20 cidades que marcharam pelo país em 2011 seja superado, assim como o total de pessoas marchando. A manifestação na capital paulista terá como mensagem principal a defesa do fim da guerra às drogas: "Basta de guerra - por uma outra política de drogas."

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDrogasInternetMaconhaMetrópoles globaisPolítica no BrasilProtestossao-paulo

Mais de Mundo

Catar diz que retomou contato com Hamas após assassinato de líder do grupo

No Brics, Mauro Vieira diz que não haverá paz sem Estado palestino independente

Xi pede cessar-fogo em Gaza e insiste para que guerra no Líbano não seja propagada

Guterres pede paz na Faixa de Gaza, no Líbano e na Ucrânia durante cúpula do Brics