Mundo

Mapa vai mostrar exploração de petróleo e gás no RJ

Lançamento vai mostrar a área e as reservas de 11 empresas que atuam no litoral fluminense; objetivo é que material fique disponível também na internet

Plataforma de petróleo no Rio: objetivo do mapa é ajudar governo e a sociedade (Luiz Baltar/stock.xchng)

Plataforma de petróleo no Rio: objetivo do mapa é ajudar governo e a sociedade (Luiz Baltar/stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2011 às 16h36.

Rio de Janeiro – O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro lançou hoje (15), durante a Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás (Brasil Offshore), em Macaé, um mapa que traz a localização de blocos de exploração e de produção de óleo e gás no litoral fluminense. O trabalho reúne informações atualizadas até maio deste ano e identifica a área ocupada e o volume de reservas de 11 empresas, nacionais e de outros países, que detêm concessões para atuar na região.

De acordo com o coordenador de Economia Mineral e Petróleo do Serviço Geológico fluminense, Márcio Serrão, o objetivo é fornecer ao governo e à sociedade informações sobre o desenvolvimento da atividade e possibilitar o direcionamento de políticas públicas para dar suporte a esse processo.

“O mapa traz dados bastante atualizados que servem não só para direcionar as políticas, mas para permitir um planejamento de médio e longo prazo porque os impactos [das atividades ligadas à cadeia de petróleo] vêm ao longo do tempo e o estado tem que estar preparado para reagir e dar soluções à sociedade”, explicou.

Serrão acrescentou que, entre as medidas que podem ser adotadas pelo estado com base nas informações compiladas no mapa, estão a adequação da infraestrutura e da logística em municípios das regiões onde há exploração, como a construção de estradas de acesso, ampliação de serviços, como energia e telefone, entre outros.

Segundo ele, o mapa, produzido com base em dados do Centro de Informações de Petróleo e Gás, ligado ao governo do estado, também estará disponível a consultas públicas a partir da semana que vem na internet. 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralMetrópoles globaisPetróleoRio de Janeiro

Mais de Mundo

Exército de Israel diz ter matado outro comandante do Hezbollah no Líbano

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute