Mundo

Mapa interativo revela desmatamento global, de 2000 a 2012

Desenvolvida pela Universidade de Maryland, nos EUA, a ferramenta reúne mais de 650 mil imagens, capturadas pelo satélite Landsat 7 da NASA

Mapa interativo revela desmatamento global: o mapa já foi utilizado como base em estudo publicado na revista científica Science (Reprodução)

Mapa interativo revela desmatamento global: o mapa já foi utilizado como base em estudo publicado na revista científica Science (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 17h11.

Nas últimas duas décadas, qual região do mundo desmatou mais florestas? E quem mais protegeu sua cobertura florestal? Agora, perguntas como estas podem ser facilmente respondidas com uma simples consulta ao mapa interativo Mudanças Florestais Globais.

Desenvolvida pela Universidade de Maryland, nos EUA, a ferramenta reúne mais de 650 mil imagens, capturadas pelo satélite Landsat 7 da NASA, utilizado pelo Google Earth, que mostram a evolução do desmatamento no mundo entre os anos de 2000 e 2012.

Divulgado na última sexta-feira, 15/11, o mapa já foi utilizado como base em estudo publicado na revista científica Science. De acordo com os autores da pesquisa, nas últimas duas décadas, 2,3 milhões de km² de floresta foram destruídos no mundo, principalmente, por conta de queimadas, atividades madeireiras, pragas e tempestades.

Uma das piores situações acontece na Indonésia, que mais do que dobrou seu índice anual de desmatamento, entre 2000 e 2012. Já o Brasil aparece como bom exemplo de combate à prática ilegal, uma vez que reduziu pela metade sua taxa de desmatamento, entre 2003 e 2011.

Acesse o mapa Mudanças Florestais Globais e descubra como está o desmatamento no mundo.

Acompanhe tudo sobre:DesmatamentoFlorestasSatélites

Mais de Mundo

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul

Israel ataca centro de Beirute em meio a expectativas de cessar-fogo no Líbano

Rússia expulsa diplomata britânico por atividades de espionagem

Presidente do México alerta Trump que imposição de tarifas não impedirá migração e drogas nos EUA