Mundo

Mapa interativo mostra como é o consumo de drogas pelo mundo

Desenvolvido pela ONU, ferramenta exibe dados sobre o uso de drogas em diferentes lugares. A Islândia é o país número 1 em consumo de maconha


	Maconha: de acordo números da UNODC, 243 milhões de pessoas consumiram alguma droga ilícita em 2012, ano base da pesquisa
 (Getty Images/Getty Images)

Maconha: de acordo números da UNODC, 243 milhões de pessoas consumiram alguma droga ilícita em 2012, ano base da pesquisa (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2014 às 08h00.

São Paulo – Um mapa interativo desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra os hábitos de usuários de drogas em todo o planeta. Produzido como parte do World Drug Report 2014, relatório produzido pelo braço da ONU para Drogas e Crime (UNODC), a ferramenta apresenta números sobre o consumo de maconha, por exemplo, em diferentes países.

Uma curiosidade: no Uruguai, o primeiro país do mundo a legalizar e regulamentar a comercialização da maconha, apenas 8,3% da população declarou ter consumido a droga nos últimos tempos.

Em contrapartida, a Islândia, onde há um grande debate sobre a descriminalização de várias substâncias, é o país que conta com a maior percentagem de usuários (18,3%).

Nova Zelândia (14,6%) e a Nigéria (14,3%) também contam com um alto número de pessoas que declararam o consumo da erva. No Brasil, este número é de 8,8%, mais que a França (8,4%) e menos que Israel (8,9%).

Ainda de acordo com o relatório, 243 milhões de pessoas consumiram alguma droga ilícita em 2012, ano base da pesquisa, o equivalente a 5% da população mundial com idade entre 15 e 64 anos. Vale lembrar que, apesar de ter a proposta de oferecer um panorama global sobre o uso de substâncias, a pesquisa não conta com informações de vários países como a Índia. 

Veja abaixo a pesquisa na íntegra.//www.scribd.com/embeds/240316744/content?start_page=1&view_mode=scroll&access_key=key-M0C1lphuGP3PKqItjYDl&show_recommendations=false

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDrogasEuropaIslândiaMaconhaONUPaíses ricosUruguai

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada