Mundo

Manifestantes protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente

Protestantes confrontam decreto de emergência nacional do presidente norte-americano para construir o muro na fronteira com o México

Protesto: Manifestantes são contra decretação de emergência para construção do muro (Joshua Roberts/Reuters)

Protesto: Manifestantes são contra decretação de emergência para construção do muro (Joshua Roberts/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de fevereiro de 2019 às 20h07.

Última atualização em 18 de fevereiro de 2019 às 20h13.

Chicago - Ativistas em Washington, Chicago e dezenas de outras cidades norte-americanas protestaram nesta segunda-feira, quando é comemorado o Dia do Presidente nos Estados Unidos, contra o plano do presidente Donald Trump de declarar emergência nacional para conseguir recursos para um muro na fronteira com o México.

Chamando a declaração de Trump de abuso de poder e usurpação do Congresso, organizadores ligados ao grupo sem fins lucrativos MoveOn.org e outros participantes disseram que é importante que a indignação com a decisão seja ouvida.

"Discordamos do estado de emergência declarado pelo presidente e estamos com nossos colegas e amigos imigrantes", disse Darcy Regan, diretora executiva do grupo Indivisible Chicago, que ajudou a organizar o protesto na cidade.

Trump invocou os poderes de emergência na sexta-feira, após o Congresso se recusou a atender o seu pedido por 5,7 bilhões de dólares para ajudar a construir o muro, sua principal promessa de sua campanha em 2016. A medida permite que Trump use recursos destinados pelo Congresso para outros fins.

O presidente republicano diz que um muro é necessário para conter o fluxo de imigrantes ilegais e de drogas que cruzam a fronteira. Democratas e opositores do muro dizem que a barreira é desnecessária.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Protestos

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação