Mundo

Manifestantes jogam ovos e sapatos contra Blair em Dublin

O ex-primeiro-ministro chegava a uma livraria para autografar seu livro de memórias

Livros de Tony Blair: críticas contra a guerra do Iraque ainda estão presentes na vida do ex-primeiro ministro (.)

Livros de Tony Blair: críticas contra a guerra do Iraque ainda estão presentes na vida do ex-primeiro ministro (.)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2010 às 09h44.

Londres - Manifestantes contrários à Guerra do Iraque lançaram hoje ovos e sapatos contra Tony Blair, quando o ex-primeiro-ministro do Reino Unido chegava a uma livraria em Dublin para autografar seu livro de memórias.

Os "mísseis caseiros" não atingiram o ex-líder trabalhista na chegada à livraria Eason, na rua O'Connell, mas a Polícia teve trabalho para conter os manifestantes que tentavam ultrapassar a barreira montada em frente ao prédio.

Com a chegada de Blair era possível ouvir gritos e frases como: "Hey, hey, Tony, quantas crianças você matou hoje", "Tony Blair, criminoso de guerra" e "vejo sangue em suas mãos".

Por outro lado, mais de 300 pessoas fizeram fila em frente à livraria para garantir um autógrafo do ex-premiê. O texto alcançou vendas "sem precedentes" em seu primeiro à venda, como confirmou a livraria britânica Waterstone's.

Waterstone's, a maior rede de livrarias do Reino Unido, não forneceu números, mas classificou o sucesso do livro do ex-primeiro-ministro (entre 1997 e 2007) de "estupendo", pois "nunca tínhamos visto um livro vender tão rápido em um só dia".

Blair revelou em suas memórias o alcance da má relação com seu sucessor, Gordon Brown, quem definiu como um homem "exasperante" e com "inteligência emocional zero".

Nas 718 páginas do livro, o político relata sem muitas novidades os fatos importantes que ocorreram ao longo de seus dez anos no Governo, como o processo de paz na Irlanda do Norte, a morte da princesa Diana (1997), os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos e a controvérsia invasão do Iraque.

Leia mais notícias relacionadas ao Reino Unido

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:EuropaLivrosPaíses ricosPolítica no BrasilProtestosReino Unido

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino