Mundo

Manifestantes contestam resultado de eleições em Ancara

A polícia turca usou jatos d'água para dispersar milhares de simpatizantes do principal partido da oposição turca, que denunciavam fraudes nas eleições

Militantes do Partido Republicano do Povo manifestam-se em Ancara: acusado de corrupção, o primeiro-ministro turco venceu o referendo de domingo (Adem Altan/AFP)

Militantes do Partido Republicano do Povo manifestam-se em Ancara: acusado de corrupção, o primeiro-ministro turco venceu o referendo de domingo (Adem Altan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de abril de 2014 às 13h15.

Ancara - A polícia turca usou jatos d'água para dispersar nesta terça-feira milhares de simpatizantes do principal partido da oposição turca, que denunciavam fraudes nas eleições municipais em Ancara, segundo a imprensa local.

Acusado de corrupção, abalado pela divulgação nas redes sociais de escutas telefônicas comprometedoras, o primeiro-ministro turco, Recep Erdogan venceu com ampla vantagem o "referendo" de domingo.

Os candidatos de seu partido receberam 45,5% dos votos, muito à frente do principal grupo de oposição, o Partido Republicano do Povo (CHP). O AKP, inclusive, conseguiu conservar as duas maiores cidades do país, Istambul e Ancara, a capital.

O partido de Erdogan, que venceu todas as eleições desde 2002, recebeu 38,8% dos votos nas eleições locais de 2009 e quase 50% nas legislativas de 2011.

Erdogan prometeu acertar contas com os inimigos depois da grande vitória nas eleições, o que permite prever novas tensões em um país dividido por escândalos e polêmicas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesEuropaOposição políticaTurquia

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento