Mundo

Mandela retorna à cidade da juventude para 93º aniversário

Ex-presidente voltou para Qunu, na África do Sul, segundo o diário Times

Do aeroporto, o Prêmio Nobel da Paz de 1993 foi levado a sua residência em sua cidade da juventude (Paul Williams/Creative Commons)

Do aeroporto, o Prêmio Nobel da Paz de 1993 foi levado a sua residência em sua cidade da juventude (Paul Williams/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2013 às 13h18.

Johanesburgo - O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela retornou a Qunu, a cidade na qual passou sua juventude, para celebrar seu 93º aniversário na próxima segunda-feira, informou o diário "Times".

Mandela aterrissou no início da tarde desta quinta-feira no aeroporto de Mthata a bordo de um avião militar, procedente de sua residência em Johanesburgo, segundo a edição digital do periódico sul-africano.

Na pista, o ex-líder era aguardado pela Polícia, os serviços especiais de segurança e várias ambulâncias, além de sua equipe médica, o chefe dos serviços clínicos do Exército, Zola Dabula, e o diretor do complexo hospitalar de Mthatha, Mbuyiselo Madiba.

Alegando "motivos de segurança", a Polícia isolou a área para impedir que fotografias fossem tiradas, informou o jornal.

Do aeroporto, o Prêmio Nobel da Paz de 1993 foi levado a sua residência em Qunu, cidade onde passou seus anos de juventude.

No final de janeiro, Mandela foi hospitalizado devido a uma complicação respiratória e desde que recebeu alta permaneceu sob vigilância médica em sua residência em Johanesburgo.

Em 2009, a ONU declarou o aniversário de Mandela - 18 de julho - Dia Internacional, sob o nome de "Dia de Mandela", quando propõe que os cidadãos dediquem 67 minutos a atos que evoquem o espírito do ex-presidente sul-africano, que dedicou 67 anos de sua vida a combater o apartheid.

No aniversário de Mandela, 12,4 milhões de crianças sul-africanas cantarão "feliz aniversário" para o ex-líder de maneira simultânea em seus colégios, em um evento que será transmitido pelas rádios e televisões públicas sul-africanas.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulNelson MandelaNobelPolíticosPrêmio Nobel

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"