Mundo

Mandela ainda não está totalmente recuperado, diz porta-voz

Segundo Mac Maharaj, ex-presidente sul-africano está suficientemente bem para ir para casa

Ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela com sua esposa Graça Machel em sua casa em Houghton, em maio de 2011 (Elmond Jiyane/GCIS - Government Communication and Information System/Divulgação)

Ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela com sua esposa Graça Machel em sua casa em Houghton, em maio de 2011 (Elmond Jiyane/GCIS - Government Communication and Information System/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2013 às 13h08.

Johanesburgo - O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, está passando bem após ter recebido alta do hospital, mas ainda não está totalmente recuperado, disse um porta-voz do governo sul-africano nesta quinta-feira.

"Ele ainda não está totalmente recuperado, mas melhorou suficientemente para ser liberado", disse Mac Maharaj à emissora de TV local eNCA. "Ele está suficientemente bem para ir para casa." Mandela, de 94 anos, ícone da luta antiapartheid e ganhador do Nobel da Paz, recebeu alta na quarta-feira após quase três semanas internado para tratar uma infecção pulmonar. Ele também passou por uma cirurgia para remover cálculos da vesícula.

Mandela, que tem a saúde frágil há muitos anos, está recebendo tratamento médico em sua residência num subúrbio de Johanesburgo.

Ele tem um histórico de problemas pulmonares desde que contraiu tuberculose quando era preso político. Mandela passou 27 anos na prisão, incluindo 18 anos na ilha Robben, na Cidade do Cabo.

O ex-presidente foi hospitalizado em Pretória no dia 8 de dezembro, e esse foi seu maior período de hospitalização desde que deixou a cadeia, em 1990.

O atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, visitou Mandela no dia do Natal e disse que o ex-líder estava muito melhor e progredindo.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulNelson MandelaPolíticosSaúde

Mais de Mundo

Milei recebe presidente do Parlamento de Israel e reafirma amizade “forte e histórica”

Maduro pede que aliados que não aceitem eletrônicos de presente após explosão de pagers no Líbano

Número de mortos em ataque de Israel ao Líbano sobe para 31

Em meio à tensão no Oriente Médio, Irã revela novos mísseis e drones em desfile militar