Mundo

Malásia e Indonésia concordam em dar abrigo aos migrantes

Tailândia não aderiu até o momento à proposta porque deve confirmar se a medida está de acordo com Constituição tailandesa

Oficial da Marinha da Malásia observa veículo com imigrantes bengaleses em centro de detenção temporário (Manan Vatsyayana/AFP)

Oficial da Marinha da Malásia observa veículo com imigrantes bengaleses em centro de detenção temporário (Manan Vatsyayana/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2015 às 09h02.

Kuala Lumpur - Malásia e Indonésia concordaram nesta quarta-feira em dar refúgio temporário aos milhares de migrantes bloqueados no mar, desde que possam ser restabelecidos ou repatriados no período de um ano.

"O reboque e o afastamento (dos barcos) vai cessar", afirmou o ministro das Relações Exteriores da Malásia, Anifah Aman, em uma entrevista coletiva conjunta com o colega indonésio, Retno Marsudi.

"Também concordamos em oferecer refúgio temporário com a condição de que o processo de restabelecimento e de repatriação aconteça em um ano pela comunidade internacional", disse Anifah.

"Indonésia e Malásia concordaram em continuar fornecendo assistência humanitária aos 7.000 imigrantes irregulares que ainda estão no mar", anunciaram os ministros em um comunicado publicado após uma reunião sobre a chegada de migrantes de Mianmar e Bangladesh.

O ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Tanasak Patimapragorn, também participou na reunião, mas não estava presente na entrevista coletiva.

Anifah disse que a Tailândia não aderiu até o momento à proposta porque primeiro deve confirmar se a medida está de acordo com Constituição tailandesa.

"Malásia e Indonésia convidam outros países da região a unir-se neste esforço", completou Anifah.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaImigraçãoIndonésiaMalásia

Mais de Mundo

Setor de entrega atrai gigantes chinesas ao Brasil com investimentos bilionários

Uruguai se despede do popular ex-presidente 'Pepe' Mujica

China anuncia suspensão de algumas contramedidas não tarifárias após negociações com os EUA

Qatar Airways fecha acordo para compra de até 210 aviões da Boeing durante visita de Trump