Stuart Hall: Apresentador de TV admitiu a autoridades 14 casos de atentado ao pudor contra meninas ao longo de duas décadas (Christopher Furlong/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 2 de maio de 2013 às 13h00.
Londres - O veterano apresentador da BBC Stuart Hall, de 83 anos, admitiu na quinta-feira ter cometido crimes sexuais, um acusação que já recaiu sobre outras personalidades de tevê britânicas das décadas de 1970 e 80.
Hall, conhecido por ter apresentado o programa familiar de TV "It's a Knockout", até recentemente atuava como comentarista de futebol na rádio BBC. Ele admitiu a autoridades 14 casos de atentado ao pudor contra meninas ao longo de duas décadas. A vítima mais jovem tinha 9 anos.
"Pública ou privadamente, Hall inicialmente abordava sob pretextos amistosos, e então aguardava até que a vítima estivesse isolada", disse Nazir Afzal, procurador-chefe do noroeste da Inglaterra. "Ele só pode ser descrito como um predador oportunista." Em janeiro, na sequência de denúncias apresentadas em 2012, a polícia britânica concluiu que o falecido apresentador da BBC Jimmy Savile havia cometido crimes sexuais numa escala sem precedentes, e que havia mais de 200 suspeitas contra ele.
Saville foi um dos maiores astros da BBC nas décadas de 1970 e 80, e chegou a ser agraciado com o título de "sir" pela rainha Elizabeth 2ª. As revelações sobre ele abalaram a emissora pública britânica e abriram caminho para acusações envolvendo outros artistas veteranos.
Na quarta-feira, William Roache, mais longevo ator de telenovelas em atividade no mundo, segundo o livro Guinness, foi indiciado por duas acusações de estupro contra uma menina de 15 anos, em 1967.
Roache, de 81 anos, interpreta o mulherengo personagem Ken Barlow na telenovela "Coronation Street", do canal ITV, desde a estreia, em 1960.
Os casos de Hall e Roache não têm ligação com o escândalo envolvendo Savile, mas a investigação policial sobre abusos desse tipo tem causado comoção entre os britânicos.
Na semana passada, o agente artístico Max Clifford, de 70 anos, foi acusado pela polícia de cometer 11 crimes de atentado violento ao pudor entre 1966 e 85. O apresentador australiano de programas infantis Rolf Harris, de 83 anos, o ex-radialista Dave Lee Travis, de 67 anos, e o comediante Freddie Starr, de 70 anos, também foram detidos.
Clifford e outros que se manifestaram por intermédio de seus advogados negaram qualquer crime.