Navio de resgate chega com 60 imigrantes em Barcelona, Espanha (Albert Gea/Reuters)
EFE
Publicado em 15 de julho de 2018 às 15h33.
Sevilha (Espanha) - Mais de 800 imigrantes foram resgatados desde a sexta-feira no litoral sul da Espanha enquanto tentavam chegar à terra em 30 balsas, a maioria delas em águas do Estreito de Gibraltar.
De acordo com o Salvamento Marítimo da Espanha, neste domingo foram recuperadas 118 pessoas que viajavam em cinco balsas pelo estreito. Este é o dia de menos resgates até o momento, já que na sexta-feira foram localizados 251 imigrantes em 13 balsas, enquanto 339 pessoas foram encontradas no sábado. Uma das balsas localizadas pela Guarda Civil neste dia tinha cem menores de idade.
As contínuas chegadas de imigrantes estão provocando dificuldades no atendimento e na realização dos trâmites legais para a identificação de todos, de modo a aplicar a lei de estrangeiros.
O habitual é que, após receberem atendimento no porto, os migrantes sejam transferidos a dependências policiais para que sejam identificados. Depois, seguem para algum centro ou lugar provisório para passarem a noite, mas quando as chegadas são muitas o sistema de atendimento fica sobrecarregado, situação denunciada por associações de guardas civis e policiais. EFE